Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

PREX realiza rodada de reuniões para fortalecer a Extensão Universitária: diálogo e novidades marcam encontros com extensionistas dos campi de Fortaleza e do interior

Data da publicação: 27 de setembro de 2024 Categoria: Bolsas de Extensão, Curricularização, Diálogos Relevantes, Encontros de Extensão, Encontros Universitários, Notícias, Notícias da Prex

Nesta semana, de 24 a 27 de setembro de 2024, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) promoveu o I Ciclo de debates sobre a Política de Extensão da UFC com coordenadores(as) de ações e discentes bolsistas, voluntários(as) e agentes UFC de Extensão. Os encontros reuniram 278 extensionistas dos campi de Fortaleza e do interior, com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre temas prioritários, como os Encontros Universitários 2025, a Curricularização da Extensão e as novas diretrizes para o cadastro de ações.

As reuniões presenciais e remotas contaram com ampla participação: 62 pessoas estiveram no primeiro encontro em Fortaleza e 56 participantes na reunião presencial com discentes. Nos encontros virtuais, as salas contaram com 100 extensionistas dos campi do interior no primeiro dia e 60 participantes encerrando a semana de debates. Esses números reforçam o compromisso de toda a comunidade com as ações de extensão da UFC.

Imagem: Rodada de reuniões da PREX com a comunidade extensionista da UFC (Arquivo PREX)

Novos Caminhos para a Extensão

Durante as reuniões, além de revisitar conceitos sobre a extensão universitária, enfatizando a importância de pautar as ações extensionistas em observância às Diretrizes da Extensão, os participantes também puderam dialogar sobre a necessidade de propor novos formatos, mais dinâmicos e construtivistas, para os Encontros Universitários no âmbito da Extensão.

“Anualmente a PREX tem repensado o formato dos Encontros de Extensão, com o objetivo de que projetos e programas possam comunicar melhor sobre suas atividades, desafios e resultados. Portanto, além de propor mudanças nos formatos de apresentação, decidimos ouvir coordenadores, bolsistas e voluntários, com a intenção de construir um evento mais interessante para extensão”, pontuou Thiago Sales, Coordenador da CBCE – Coordenadoria de Bolsas e Certificação da Extensão.

Também foi possível discutir sobre a relevância da curricularização das ações de extensão e sua inserção no cotidiano acadêmico, com apresentação de propostas de operacionalização. A nova proposta de cadastro de ações foi amplamente debatida, visando otimizar e desburocratizar os processos e tornar as ações ainda mais acessíveis e transparentes. Além disso, foram discutidos os próximos passos do Edital de Bolsas, fundamentais para a continuidade das iniciativas extensionistas que beneficiam tanto os estudantes quanto a comunidade em geral.

Integração e Proximidade

Os encontros proporcionaram ricas trocas de experiências e reflexões entre os extensionistas, destacando a importância da extensão na construção de uma universidade mais conectada com a sociedade. “Esses momentos são essenciais para reafirmarmos nosso compromisso com a educação extensionista e para compartilhar soluções inovadoras que vêm sendo adotadas em diferentes campi”, ressaltou o Prof. Carlos Estêvão Rolim Fernandes, Pró-reitor Adjunto de Extensão e titular da Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação de Ações de Extensão (CAFAAE).

Os participantes elogiaram a organização e a possibilidade de troca de ideias. “Gostaria de agradecer e parabenizar a PREX pela iniciativa em prover essa forma de aproximação. Reuniões como essa fortalecem a sinergia e nos dão o apoio necessário para garantir que as ações extensionistas sigam alinhadas aos princípios da universidade pública”, afirmou Cleo Santos, extensionista participante.

A PREX segue empenhada em criar mais oportunidades de diálogo entre os diversos atores que compõem a extensão universitária, reafirmando o papel fundamental da UFC na promoção de uma educação transformadora e conectada com as demandas sociais.

Agenda da Semana

24/09/2024: Encontro com 62 coordenadores(as) de Fortaleza (Auditório do CEI, Campus do Pici);
25/09/2024: Reunião com 56 bolsistas e agentes de Fortaleza (Auditório Pedro Vieira da FEAAC);
26/09/2024: Reunião on-line com 100 coordenadores(as) dos campi do interior;
27/09/2024: Reunião on-line com 60 bolsistas e agentes UFC dos campi do interior.

Registros e Materiais

Para enriquecer ainda mais o conteúdo desses encontros, disponibilizamos as apresentações utilizadas nas reuniões, que podem ser acessadas nos links abaixo:

Apresentação para Coordenadores(as)

Apresentação para Bolsistas