Prex divulga orientações sobre indicação de bolsistas de extensão e de gerenciamento de membros de equipe
Data da publicação: 31 de março de 2021 Categoria: Bolsas de Extensão, Projetos de ExtensãoA Pró-Reitoria de Extensão (Prex) informa que estão disponíveis os acessos aos módulos do Sigaa de indicação de bolsistas e também o de gerenciamento de membros das equipes das ações de extensão. Confira abaixo as informações de como realizar os procedimentos, bem como os links para os tutoriais necessários.
INCLUSÃO DE BOLSISTAS:
Os(as) coordenadores de extensão contemplados(as) com bolsas, neste ano de 2021, devem inserir os(as) bolsistas de suas ações de extensão, no período de 05 a 14 de abril.
Para isso, devem acessar o sistema Sigaa, módulo de bolsas, através deste link.
O passo a passo de como realizar o procedimento de inclusão de bolsistas está descrito no seguinte manual em PDF: MANUAL DE INDICAÇÃO DE BOLSISTAS.
Para facilitar a navegação pelo novo módulo, também gravamos um vídeo-tutorial mostrando o passo a passo: VÍDEO-TUTORIAL – INDICAÇÃO DE BOLSISTAS .
É importante ter atenção com as etapas em que os(as) devem confirmar as informações e, em seguida, a confirmação por parte do(a) coordenador(a). A bolsa só será efetivada depois do processo completo.
FREQUÊNCIAS DE BOLSISTAS:
As frequências do(as) bolsistas de extensão devem, a partir deste ano, ser feitas diretamente no módulo de bolsas do Sigaa, estritamente, no período de 15 a 22 de cada mês da vigência da bolsa (de abril a dezembro de 2021).
A frequência deve ser enviada, exclusivamente, no mês de referência. Ou seja, a frequência de abril deve ser feita no período de 15 a 22 de abril e, assim, sucessivamente.
Também disponibilizamos tutoriais de como realizar o procedimento de frequência. Clique nos links a seguir para ter acesso aos tutoriais:
TUTORIAL ENVIO DE FREQUÊNCIA EM PDF.
VÍDEO-TUTORIAL DO ENVIO DE FREQUÊNCIA.
FREQUÊNCIA DOS DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE DE TRABALHO.
Para viabilizar a emissão de declarações automáticas, contemplar as exigências dos órgão de controle e facilitar a creditação de horas da curricularização da extensão, também será necessário indicar a frequência dos membros voluntários da equipe de trabalho da ação de extensão, além da frequência dos demais membros como servidores docentes e técnicos, participantes externos e do(a) próprio(a) coordenador(a). A diferença é que para os outros integrantes, o sistema permitirá que a frequência seja feita a qualquer época do mês e admite o envio retroativo de até dois meses. Confira o calendário: CALENDÁRIOS DE EQUIPES SIGAA EXTENSÃO.
É fundamental que o(a) coordenador(a) mantenha atualizadas as frequências de todos os membros da equipe.
GERENCIAMENTO DE MEMBROS DA AÇÃO DE EXTENSÃO
Também já está liberado o acesso ao módulo de gerenciamento de membros das equipes das ações de extensão dentro do Sigaa Extensão. Isso quer dizer que o(a) coordenador(a) da ação poderá incluir, finalizar participação ou alterar informações de qualquer integrante de sua equipe.
Nesse momento de indicação de bolsista, essa função será, especialmente, importante, já que bolsistas da UFC devem ter uma carga horária máxima dedicada a ações de extensão, que são: 12 horas de dedicação à bolsa de extensão e mais 4 horas de voluntariado em outra ação. Ou seja, o máximo de dedicação de cada bolsista, juntando bolsa e voluntariado, deve ser de 16 horas.
Por isso, caso o(a) coordenador(a) da ação não consiga indicar o(a) bolsista no Sigaa bolsas, é preciso fazer esses ajustes no Sigaa Extensão para que não conste o excesso de carga horária. Caso o limite de horas tenha sido extrapolado em uma ação de responsabilidade de outro(a) servidor(a), é preciso solicitar que ele(a) faça o devido ajuste referente a(o) discente.
Outros aspectos importantes sobre o módulo de gerenciamento de bolsas é que a inclusão de membros de equipe (que não sejam bolsistas) poderá ser feita de acordo com um calendário específico divulgado pela PREX. Confira o calendário: CALENDÁRIOS DE EQUIPES SIGAA EXTENSÃO..
Para incluir participantes de datas anteriores (retroativas), não será possível ultrapassar o período retroativo de dois meses.
Exemplo: para inclusões até 31 de julho, só vão poder ser inseridos participantes que tenham ingressado a partir de 01/05/2021, datas anteriores a 01/05/2021 não serão aceitas.
LEMBRANDO QUE: O calendário de inclusão só precisa ser observado para os casos de inclusões retroativas. É possível inserir membros com data de início futura de forma a viabilizar o planejamento das ações.
TUTORIAIS DO MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE EQUIPE:
Para facilitar o acesso ao módulo de gerenciamento de equipe, também disponibilizamos tutoriais em dois formatos, PDF e vídeo.
TUTORIAL DE GERENCIAMENTO DE EQUIPES NO SIGAA EXTENSÃO.
VÍDEO-TUTORIAL DE GERENCIAMENTO DE EQUIPES NO SIGAA EXTENSÃO.
OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Pedimos que, neste momento, os(as) coordenadores(as) dediquem-se à tarefa de indicar seus bolsistas. Como são informações novas, passada essa fase, divulgaremos o passo a passo de como realizar o procedimento de frequência.
Importante lembrar que, em 2021, não será possível a substituição de bolsistas em caso de desistências (Ofício Circular 04/2021/PROPLAD/Reitoria).
Qualquer outra dúvida que não esteja contemplada nesta notícia ou nos informativos disponibilizados podem ser respondidas pelas coordenadorias setoriais da PREX, pelos canais de contato:
benfica@prex.ufc.br
pici@prex.ufc.br
porangabucu@prex.ufc.br
intercampi@prex.ufc.br
Por último, reforçamos que a indicação de bolsistas de extensão no sistema Sigaa deve ser feita, estritamente, no período de 05 a 14 de abril.
Imagem: Freepil/8photo