Prex prorroga os atendimentos remotos até o dia 30 de abril de 2020
Data da publicação: 8 de abril de 2020 Categoria: Notícias, Notícias da Prex, Projetos de ExtensãoO plenário do Conselho Universitário da UFC, conforme Resolução n˚8/Consuni-UFC, alterada pela Resolução Ad Referendum n˚9/Consuni-UFC, em seus artigos: 1˚, inciso XI, “resolve SUSPENDER, as atividades de extensão, exceto aquelas consideradas serviços essenciais, A CRITÉRIO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO” e 2˚, inciso IX, “MANTER em funcionamento, inclusive, e se for o caso, em regime especial, durante todo o período descrito no art. 1˚, caput: as atividades dos bolsistas, devendo haver acompanhamento e apresentação de relatórios por cada unidade responsável“.
Assim, em consonância com o disposto supra, a Prex informa que prorrogará seus atendimentos remotos até o dia 30 de abril de 2020. Neste período de trabalho remoto, as estratégias de funcionamento para as atividades extensionistas são estas abaixo:
O atendimento presencial está suspenso até o dia 30 de abril de 2020, podendo ser prorrogado de acordo com eventuais necessidades. A equipe Prex está disponível para atendimento remoto por meio dos e-mails listados abaixo (não havendo atendimento telefônico):
Referente às bolsas de extensão:
Coordenadoria Benfica – benfica@prex.ufc.br
Coordenadoria Pici – pici@prex.ufc.br
Coordenadoria Porangabuçu – porangabucu@prex.ufc.br
Coordenadoria Intercampi – intercampi@prex.ufc.br
Assuntos genéricos: secretaria@prex.ufc.br
A partir deste mês (abril de 2020), o(a) bolsista de extensão deve iniciar suas atividades. Devido à suspensão das atividades presenciais, a Prex estimula a produção de atividades remotas, tais como planejamento, desenvolvimento de artigo relacionado a atividade de extensão e/ou readequação das atividades para serem realizadas ao longo do ano, criação de vídeos, podcast ou material educativo, relacionado com às atividades de extensão de sua ação ou ainda, para o enfrentamento dos efeitos da COVID-19, por exemplo. Os bolsistas devem exercer atividades de alguma maneira, pois estas deverão ser descritas nos formulários de frequência do SEI, os quais serão preenchidos pelos Coordenadores Extensionistas (tópico 3 abaixo).
Conforme orientado no Tutorial de Envio Mensal da Frequência do Bolsista, entre os dias 13 a 18 de cada um dos meses de abril a dezembro de 2020, o(a) Coordenador(a) Extensionista deve providenciar, via SEI, a Frequência Mensal do Bolsista. As frequências enviadas anteriores ou posteriores ao prazo serão devolvidas e NÃO produzirão efeitos para fins de pagamento de bolsas.
OBSERVAÇÕES:
► No caso das ações que enviaram a documentação para cadastramento via SEI [vide link], o mesmo processo deve ser utilizado.
► Para os Cursos de Odontologia e Enfermagem especificamente do CAMPUS DO PORANGABUÇU, assim como CDFAM, estes deverão abrir tipo de processo Extensão: Frequências Mensais das Ações de Extensão conforme abaixo:
Ex.: 2020 FreqBolsasExt – Projeto Amo a UFC
Interessados: digitar o nome do(a) Coordenador(a) Extensionista
Observações dessa unidade: digitar a palavra “Bolsista – ” e agregar o nome completo do(a) Bolsista.
Nível de acesso: Público
Depois, incluir no processo o documento tipo EXTENSÃO: Frequência Mensal (Bolsista) -> fazer preenchimento das informações assinar e enviar para CECPO.
► Para o período de isolamento devido à Pandemia COVID-19, o formulário de frequencia deve conter atividades remotas desenvolvidas pelo bolsista, a exemplo daquelas citadas no tópico 2 supra. Os bolsistas que NÃO desenvolverem nenhuma atividade no mês de referência, conforme relatório enviado pelo(a) Coordenador(a) da ação, não farão jus ao recebimento da bolsa no respectivo mês.
• Cobrir o nariz e a boca no momento de tossir ou espirrar;
• Sempre lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
• Não compartilhar itens de uso pessoal, canetas, garrafinha de água, celular, etc.;
• Pessoas idosas, portadores de doenças de base com imunidade reduzida devem tomar cuidados extras mantendo uma distância de pelo menos dois metros de pessoas tossindo ou utilizando máscaras;
• Evitar usar aneis, colares, relógio, pulseiras e brincos quando saírem de casa por algum motivo necessário;
• Evitar ambientes aglomerados tais como teatro e cinemas;
• Em caso de suspeita do Coronavírus, as autoridades pedem para evitar idas desnecessárias aos hospitais. O Governo do Estado do Ceará disponibilizou três números para atendimento/esclarecimentos: (85) 3219-5973, (85) 3219-8582 ou (85) 97439-0422; e
• Algumas sugestões para manter-se informado(a) e atento(a) às formas de prevenção podem ser visualizadas nos perfis do Instagram da Universidade Federal do Ceará e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará: @ufcinforma e @saudeceara.
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC