Visitas Registradas de Bolsistas e Voluntários às Ações Extensionistas da UFC

Data de publicação: 19 de abril de 2017. Categoria: Bolsas de Extensão

Nesse ano de 2017, a Pró-reitoria de Extensão da UFC tomou uma medida eficaz para estimular o intercâmbio entre seus programas e projetos: estipulou no tópico 6.4 do Edital nº 1/2017 que orienta os bolsistas a realizar, pelo menos, 2 (duas) visitas em outras ações extensionistas que atuem em cursos de graduação distintos ao seu.
Os voluntários das ações extensionistas também são convidados a realizar essas visitas.

O registro tem os seguintes trâmites:

ETAPA 1) Realizar o download da Ficha correspondente (clicar em uma das imagens a seguir):

Se a visita pretendida é no Projeto “Conhecendo a Extensão da UFC”, escolhe-se a ficha com a marcação amarela – essa acima à esquerda. Nesse caso, alguns campos já estão preenchidos para comodidade dos bolsitas/voluntários, pois se prevê que vários possivelmente escolherão esse projeto para uma das visitas registradas.
Se for qualquer outra ação, escolhe-se a ficha com a marcação azul – essa da direita.

Deve-se fazer o download da ficha adequada, incluir a identificação do cabeçalho, imprimí-la e levá-la para preenchimento dos campos específicos no dia da visita.

ETAPA 2) Realizar a visita – preenchendo os campos que ainda restam e, ao final, solicitar ao(à) Coordenador(a) da ação, ou ao(à) Representante do(a) mesmo(a), que assine a ficha confirmando a visita.

ETAPA 3) Preencher as respostas do formulário online:

Figura - Formulário Online do Registro de VISITA de BOLSISTA à Ação Extensionista da UFC

Obs.: É OBRIGATÓRIO o preenchimento desse formulário online, o qual demanda respotas mais aprofundadas sobre a experiência na ação que se visitou. Esse preenchimento será confirmado na ficha de registro – vide parte final desse documento – pelo(a) servidor(a) da PREX que a receberá impressa.

ETAPA 4) Levar a Ficha impressa para a Coordenadoria Setorial PREX relacionada à Ação Extensionista do(a) Bolsista/Voluntário(a).
Nessa ocasião, um(a) servidor(a) da Coordenadoria Setorial PREX conferirá se o formulário online do item anterior foi de fato preenchido pelo(a) bolsista/voluntário(a).

** OBS.: Para os bolsistas do interior, deve-se escanear a ficha assinada pelo(a) Coordenador(a) da ação e entregá-la, via e-mail, para o endereço eletrônico: intercampi@prex.ufc.br

Recomenda-se que as visitas ocorram até setembro de 2017.

PRAZO PARA A ENTREGA DAS FICHAS IMPRESSAS NAS COORDENADORIAS: até 31 de outubro de 2017.

DÚVIDAS QUE TÊM SURGIDO:

1) As atividades de formação UFC e Você contra o Mosquito [vide link] NÃO contam como visita. Aproveitamos, inclusive, para avisar que aqueles que faltaram às reuniões dos dias 4, 5 e 6 de abril do corrente terão outra oportunidade, a ser ainda divulgada. E avisamos àqueles que foram que o certificado deverá ser providenciado até o dia 12 de maio de 2017.

2) As visitas a que se referem o tópico 6.4 do Edital nº 1/2017 devem acontecer em ações extensionistas de outros cursos de graduação que não seja o do(a) bolsista/voluntário(a). Ex.: se o curso do(a) bolsista/voluntário(a) é Odontologia, e ele(a) realizará uma visita ao Projeto Rondon, por exemplo, ele(a) deve escolher uma vertente de ação desse projeto que lide com outro curso que não seja o próprio. Se a atividade se relacionar ao curso de graduação do(a) bolsista/voluntário(a), então essa visita NÃO conta.

A Pró-reitoria de Extensão da UFC já está providenciando um site específico para listar as ações extensionistas de acordo com os cursos de graduação, campi da UFC, departamento acadêmico etc. Tão logo esse site esteja divulgando alguns posts, o link para consulta será enviado para todos os bolsistas da PREX.

Enquanto esse novo site não entra em operação, os bolsistas podem consultar as demais Coordenadorias Setoriais da PREX [vide link] e pesquisar ações extensionistas de seu interesse.

UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE!!!

O Projeto Conhecendo a Extensão da UFC realizará sua próxima edição na Seara da Ciência da UFC, no dia 13 de maio de 2017 [divulgação será realizada nesse site e nessa fanpage]!

Enfatize-se que esse projeto tem um formulário online próprio de avaliação da visita que difere do formulário de REGISTRO DA VISITA explicado nesse post. Portanto, no caso dessa visita, serão preenchidos 2 formulários de avaliação: um do próprio projeto e outro, o formulário online indicado supra.