UFC e Projeto 4 Varas discutem extensão e saúde mental comunitária

Data de publicação: 8 de março de 2024. Categoria: Notícias

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu no Gabinete da Reitoria, na quarta-feira (6), um grupo de integrantes do Projeto 4 Varas. Com quatro décadas de atuação social em comunidades do Pirambu e da Barra do Ceará, o 4 Varas é um dos mais antigos projetos de caráter extensionista da UFC em atividade, cadastrado há 38 anos na Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Na reunião, foram discutidas maneiras de estreitar laços da Universidade com as ações de extensão voltadas para a saúde mental.

Na reunião, foram discutidas maneiras de estreitar laços da Universidade com as ações de extensão voltadas para a saúde mental, como o Projeto 4 Varas (Foto: Marco Fukuda)

Para o médico e professor Adalberto Barreto, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, e coordenador do Projeto 4 Varas, o diferencial está na terapia comunitária integrativa (TCI), que reúne diversas metodologias, como dinâmicas de grupo, massoterapia, fitoterapia e outras práticas complementares em saúde. Ele ressaltou o foco do trabalho social em “uma comunidade que cuida” e da escuta ativa dos moradores para lidar com problemas estruturais como dependência química, luto e depressão.

“Nós fazemos partilhas de experiências a nível emocional, na questão de gerar empatia e construir redes de apoio, esse é o nosso objetivo. A ideia é criar um modelo circular e horizontal, no qual as pessoas que têm problemas também têm soluções, com os recursos afetivos e socioculturais da comunidade”, explicou.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Bernadete Porto, a Universidade deve sim exercer um papel de interlocução para demandas de comunidades e bairros populares. “É através da curricularização da extensão, e da extensão como algo horizontal, com a interação dialógica entre saberes que teremos uma ‘UFC periférica’, com unidades descentralizadas”, pontuou a pró-reitora.

O reitor Custódio Almeida afirmou que o Projeto 4 Varas possui um “propósito nobre e um trabalho relevante”, destacando a importância da presença das universidades públicas em territórios periféricos das grandes cidades. O reitor comentou ainda sobre um possível convênio entre o 4 Varas, a UFC e a Secretaria da Proteção Social do Ceará para atuar com a população em situação de rua.

“É uma necessidade grande – e que cresce cada vez mais –, é a saúde mental. E a UFC precisa estar na periferia, porque a periferia já está aqui, com os nossos alunos. E a Universidade indo para a periferia, criamos espaços de circulação, de estágio e de aprendizagem, como no Campus Iracema, que terá um fluxo de aproximação com a comunidade do Poço da Draga”, exemplificou.

Estiveram presentes à reunião o pró-reitor-adjunto de Extensão da UFC, Prof. Estêvão Rolim; e o coordenador de Bolsas e Certificação da PREX, Thiago de Sales Silva.

Fonte:https://www.ufc.br/noticias/noticias-da-reitoria/18675-ufc-e-projeto-4-varas-discutem-extensao-e-saude-mental-comunitaria