UFC abre terceira chamada para seleção de professores do Programa Mais Ciência na Escola
Data da publicação: 16 de julho de 2026 Categoria: Bolsas de Extensão, Editais com bolsa, Notícias
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC) informa que estão abertas as inscrições para a lterceira chamada do edital de seleção de professores bolsistas do Programa Mais Ciência na Escola – UFC.
A nova chamada contempla as escolas da rede que ainda não realizaram a seleção de seus professores responsáveis pelos laboratórios de tecnologia educacional que serão implantados pelo projeto. Ao todo, estão sendo ofertadas nesta chamada 16 bolsas, destinadas a docentes de escolas públicas participantes do programa, sendo 7 vagas para escolas estaduais de ensino médio e 9 vagas para escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental. Para conhecer as escolas participantes desta chamada, consulte o Anexo B do edital.
O Programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca fortalecer a educação científica, o letramento digital e a cultura maker nas escolas públicas brasileiras.
Coordenado pela UFC, o projeto prevê a implantação de laboratórios educacionais em 75 escolas públicas cearenses, além da realização de ações de formação docente, projetos de extensão, clubes de ciência, oficinas e atividades de popularização da ciência e da tecnologia.
Os professores selecionados receberão bolsas financiadas pelo CNPq, na modalidade Apoio Técnico em Extensão no País – ATP-A (Nível Superior), no valor mensal de R$ 770,00. Os docentes atuarão como responsáveis pelos laboratórios em suas escolas, coordenando atividades com estudantes monitores, participando das formações oferecidas pela UFC e desenvolvendo ações de integração entre ciência, tecnologia e educação.
Segundo a coordenação do programa, a seleção desses professores é uma etapa fundamental para a consolidação da rede, uma vez que a implantação dos laboratórios depende da constituição das equipes locais de trabalho nas escolas.
Mais informações sobre requisitos, documentação exigida e cronograma do processo seletivo podem ser consultadas no edital disponível nos canais oficiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Edital 3a chamada para seleção de professores bolsistas Programa Mais Ciências nas Escolas
Modelo de DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA DA CHEFIA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO
Informações adicionais:
📧 maisciencianaescola@ufc.br
