História da Prex

No dia 31 de janeiro de 2019, a Pró-Reitoria de Extensão – PREX completou 50 anos de fundação. Para celebrar esta data tão importante, a UFCTV elaborou um vídeo institucional que resume um pouco das muitas atividades realizadas pelas ações extensionistas.

Vídeo comemorativo de 50 anos da PREX (Imagem: Arquivo UFC)

Realizando um breve levantamento histórico, o registro de fundação da Prex data de 31 de janeiro de 1969 e está documentado em ata arquivada na Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC.

Foto Fundação da PREX 1961 (Imagem: Arquivo UFC)

Um habilidoso arquiteto cearense, José Liberal de Castro, foi o responsável pelo projeto do prédio da Prex. Com sua formação na Faculdade Nacional de Arquitetura, e sendo o fundador da Escola de Arquitetura da UFC, Liberal de Castro recebe a singular incumbência de projetar o prédio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (antigo Departamento de Cultura da UFC, 1961) em parceria com José Neudson Braga.

A seguir, mais 2 fotos da época da inauguração da Prex.

Foto da lateral da PREX 1961 (Imagem: Arquivo UFC)

Foto Maquete da PREX 1961 – parte de trás (Imagem: Arquivo UFC)

Em sua trajetória, a Pró-Reitoria de Extensão já passou por várias reestruturações, e seus 14 Pró-Reitores esforçaram-se para cada vez mais beneficiar a sociedade com os resultados dos esforços acadêmicos do ensino e da pesquisa.

Desde seu início, sua atuação é direcionada em levar para a sociedade o conhecimento gerado pelo ensino e pela pesquisa no formato de projetos, programas, cursos, eventos, prestações de serviços e publicações. Estas ações extensionistas são categorizadas em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. De perto ou de longe, a missão da Prex é promover o desenvolvimento da sociedade e a construção do conhecimento por meio de ações inovadoras e sustentáveis, de forma dialógica, interdisciplinar e articuladas com o ensino e a pesquisa. E esta força promotora acontece por meio da articulação de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFC (contemplados com uma bolsa extensionista ou na condição de voluntários), além de voluntários externos à instituição.

A PREX tem coordenadorias com atuações bem específicas, tais como a Agência de Estágios, a Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), no Campus do Pici, e a Seara da Ciência. A respeito da CDFAM, nesta unidade são desenvolvidas tanto atividades assistenciais em Atenção Primária à Saúde no SUS em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, bem como ações de ensino, extensão e pesquisa realizadas pelos docentes e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC, contando com a participação dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. Seu ponto forte é a forte inserção na comunidade, visando a saúde da família e a integração do ensino-serviço. Dentre as atividades, podemos citar as consultas de pré-natal, consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos, fisioterapêuticos, farmácia clínica, acupuntura, visita domiciliar, vacinação, estágios supervisionados, pesquisas de mestrado e doutorado, dentre outras.

A Pró-Reitoria de Extensão tem buscado automatizar seus processos, visando trazer celeridade ao cadastramento, aprovação, avaliação e gestão das ações extensionista, como por exemplo a adoção do módulo de Extensão no SIGAA e a automatização da emissão dos certificados dos cursos e eventos extensionistas. A PREX tem revisto e produzido normativos que trazem mais segurança jurídica para suas atividades – ex.: a resolução que trata da normatização das empresas juniores da UFC, revisão de resoluções atinentes à extensão.  Igualmente merecedores de destaque têm sido os webinários em curso tratando da curricularização extensionista que, em outras palavras, trata-se da inserção de ações de extensão na formação do(a) estudante na integralização do curso.

Em curso, a PREX está se articulando para: criar e fortalecer os os Núcleos de Extensão nas Unidades Acadêmicas (estes, orientados pelas diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão, apoiarão os centros acadêmicos na análise e aprovação das ações de extensão submetidas como propostas por servidores docentes e técnicos e também facilitarão a implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFC); monitorar e avaliar as ações de extensão curricularizadas, considerando os princípios da governança; melhorar o desempenho institucional por meio de um maior envolvimento dos discentes, docentes e TNS em ações extensionistas; fortalecer o envolvimento da extensão universitária junto aos Programas de Pós-Graduação da UFC; consolidar o gerenciamento das ações de extensão dando melhor resposta às demandas internas e externas; ampliar a internacionalização da Extensão Universitária; fortalecer a extensão universitária nos Campi da UFC do interior, dentre outras medidas visando o fortalecimento do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade das ações de extensão da UFC, buscando estar mais próxima da Sociedade e, acompanhada do ensino e da pesquisa, contribuír para o avanço institucional da UFC.