Seara da Ciência é contemplada com uma bolsa para o Ensino Médio em edital da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Data de publicação: 13 de julho de 2021. Categoria: Seara da Ciência
Foto - Prof. Ednardo Rodrigues e Luís Fernando Silva (Seara)

Imagem: Prof. Ednardo Rodrigues, à esquerda, e o estudante Luís Fernando Silva, à direita, dentro da Seara da Ciência.

A Seara da Ciência da UFC, equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, concorreu e foi contemplada com uma bolsa na categoria ‘Ciência, Educação e Tecnologia’ no Programa Bolsa Jovem da Prefeitura de Fortaleza. Para a Equipe da Seara, foi muito satisfatório poder receber o estudante Luís Fernando Lima da Silva da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. Até então, as atividades contavam com o apoio de vários estudantes voluntários, sendo a maioria provenientes de escolas particulares, contando com estas para o apoio na questão do traslado, por exemplo. Com essa bolsa, este paradigma começa a mudar.

O estudante Luís Fernando Silva já iniciou suas atividades no Grupo de Astronomia e Astronáutica da Seara da Ciência (GAS Interestelar), sob a tutoria do Prof. Ednardo Rodrigues (Lattes), bolsista doutor do Programa Cientista Chefe/SEDUC da FUNCAP. O foco maior das atividades do discente será na área da divulgação científica. Suas incumbências compreendem desde edições de imagens e vídeos até usar impressoras 3D e a operar o telescópio do Observatório Astronômico Ferruccio Ginelli, da Seara da Ciência.

A equipe da Seara da Ciência está animada com a chegada deste estudante, almejando que ele seja apenas o primeiro, dentre muitos da rede pública, que ao mesmo tempo que atuam na disseminação de notícias acerca do mundo acadêmico, enxerguem como possível uma carreira voltada diretamente para a expansão da ciência.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, Coordenador Geral da Seara da Ciência da UFC, e Prof. Ednardo Rodrigues, Coordenador do Grupo de Astronomia e Astronáutica da Seara da Ciência (GAS Interestelar)