Reisado Brincantes Cordão do Caroá é aprovado em edital da Secretaria de Cultura do CE

Data de publicação: 15 de dezembro de 2016. Categoria: Notícias, Projetos de Extensão

Foto Programa de Extensão Reisado Brincantes Cordão do Caroá 2015O Programa de Extensão Reisado Brincantes Cordão do Caroá foi classificado, na categoria ‘Grupos de Tradição Natalina’, no XIII Edital Ceará Natal de Luz da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (vide resultado). Tal reconhecimento é mais uma mostra do valor desse programa para a comunidade de Fortaleza.

O título do projeto aprovado foi “Ciclo Natalino no Benfica – Dia de Reis na Reitoria da UFC”, cujo objetivo é fortalecer o calendário natalino do corredor cultural do Benfica. Há 15 anos apresentações são realizadas pelo Programa de Extensão Reisado Brincantes Cordão do Caroá, visando a difusão e a valorização das práticas e saberes tradicionais da brincadeira do Reisado de Congo na sociedade cearense.

BREVE HISTÓRICO DO BRINCANTES:
O Reisado Brincantes Cordão do Caroá é fruto da organização artística da comunidade universitária do Benfica, que desde o ano 2000, por meio do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (CAPF – UFC), conjuntamente com moradores do Bairro e artistas populares da cidade organizam atividades artísticas, vivências interculturais e seminários educativos na perspectiva do reconhecimento, difusão e valorização dos fazeres e saberes presentes nas expressões artísticas tradicionais no estado do Ceará.

Reconhecido, a partir de 2003, como Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC, passa a vivenciar a forma de manifestação dos Reisados Cearenses conhecendo a especificidade de cada grupo, suas tradições e formas singulares de organização. Processo este que incide no aprofundamento das linguagens artísticas do Reisado, seus rituais, festejos e calendários de organização. Tomando o Reisado como forma originária de organização do movimento cultural do Benfica, consolidando assim como uma brincadeira tradicional onde as famílias dos atuais e antigos brincantes hoje formam um grupo com a presença de três gerações nestes dezesseis anos.

O Reisado Brincantes Cordão do Caroá já se apresentou em todo nordeste e sudeste do País, percorrendo os principais meios de comunicação. Chegando até Portugal durante encontro acadêmico na Universidade de Coimbra.

Hoje o Reisado realiza uma das mais importantes celebrações do ciclo natalino o Dia de Reis nos Jardins da Reitoria da UFC, sendo uma referência entre grupos de reisado, contribuindo na construção de novas comunicabilidades entre as novas práticas artísticas que permeiam a existência de todos os grupos artísticos de raiz e a manutenção das formas originárias de expressão da tradição da brincadeira do reisado cearense.

Fonte: Rafael de Paulo Oliveira, Aluno de Pedagogia/UFC e Contramestre do Reisado Brincantes Cordão do Caroá (reisadobcc@gmail.com).