Pró-Reitoria de Extensão realiza encontro para orientar sobre a criação de empresas juniores na UFC

Data de publicação: 6 de outubro de 2021. Categoria: Empresas Juniores

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), promoveu, na manhã desta quarta-feira (6), reunião com objetivo de orientar alunos e professores sobre a formação das empresas juniores (EJs) da UFC, associações civis sem fins lucrativos formadas e geridas por alunos dos cursos de graduação.

O encontro foi realizado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na ocasião, foram explicados detalhes sobre os três processos necessários para o desenvolvimento e a continuidade das empresas: a criação, a qualificação e a manutenção, todos passos obrigatórios e que garantem a vinculação da empresa com a Universidade e a permissão para a prestação de serviços na comunidade.

O Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX, explicou sobre os processos necessários para o desenvolvimento e a continuidade das empresas (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A reunião, também transmitida de modo on-line, foi uma oportunidade para que os alunos representantes de cada EJ e os professores orientadores pudessem tirar dúvidas sobre os processos, descritos na Resolução nº 02/2021 da PREX, aprovada oficialmente em março deste ano, com todos os detalhes sobre como criar, qualificar e manter as empresas.

“Construímos a resolução, com muita discussão, com várias reuniões como essa para rever o texto, que está pronto, com regras definidas. Estamos agora na fase em que as empresas juniores estão se organizando para atender à norma, ou seja, estão sendo criadas formalmente”, explica o Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

RESOLUÇÃO – Como detalha a Resolução nº 02/2021, o nascimento da EJ começa pelo processo definido como criação, iniciado com a apresentação do projeto pelo professor orientador e o cadastro da empresa como ação de extensão. Toda a documentação da proposta, descrita na norma, é então analisada pela PREX.

Já o processo de qualificação se inicia com a aprovação do projeto de criação. É nesse momento que é feito o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), por exemplo, dentre outros registros importantes. Por fim, a manutenção consiste na regularização da EJ na UFC, sendo feita sobretudo com a entrega do relatório anual da ação da empresa como projeto de extensão.

Todas as informações sobre como realizar cada um desses processos estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão. É importante que os alunos e professores atentem para a documentação a fim de garantir a agilidade na criação de cada empresa.

CONDOMÍNIO – A reunião também resultou em oportunidade de visita dos professores orientadores e alunos representantes dos projetos ao Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, onde há um espaço de coworking (sala de trabalho) destinado especialmente às EJs da Instituição.

Estrutura localizada no Campus do Pici que reúne no mesmo ambiente várias iniciativas da área de inovação e empreendedorismo, o Condomínio é um instrumento importante ainda por servir como uma ponte entre a Universidade e o setor produtivo.

“Como o Condomínio foi pensado para ser um ambiente para reunir essas iniciativas, a rede de empresas juniores é um movimento importante nesse contexto, porque é formada por alunos que estão tendo as experiências que um empresário tem. É um laboratório onde vão praticar gestão empresarial, prestar serviços técnicos”, aponta o Prof. Alysson Amorim.

Fonte: Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX – e-mail: aamorim@ufc.br, via portal da UFC.