PREX encerra ciclo de diálogos sobre creditação da extensão na graduação
Data da publicação: 2 de outubro de 2025 Categoria: Curricularização, Diálogos Relevantes, Notícias
De 22 a 30 de setembro, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) promoveu nove encontros presenciais e virtuais com coordenações de curso, coordenações de programas acadêmicos (CPACs), servidores de unidades administrativas, coordenadores extensionistas e discentes interessados no tema.
Foram, em média, 1h30 de diálogo em cada encontro, reunindo um total de 56 participantes, com representantes de 32 cursos de graduação da Universidade.
O objetivo foi abrir espaço para a escuta e o diálogo em torno da extensão curricularizada, tendo como ponto central das discussões a mudança no módulo de creditação da extensão, que passará a ser operacionalizado pela PREX, além da apresentação de relatórios sobre a situação de integralização por curso, a oferta das Ações Curriculares em Comunidades e em Sociedade (ACCS) e os desafios institucionais diante de novas normativas e da necessidade de ajustes em sistemas acadêmicos.
Ao longo dos encontros, dúvidas recorrentes puderam ser sanadas, especialmente sobre as três possibilidades de integralização da extensão, além de reforçar o informe sobre editais de bolsas em andamento. Os momentos também foram espaço para escuta de sugestões, entre elas:
● reconhecimento da importância de momentos específicos com discentes;
● maior descentralização das atividades da PREX, contemplando de forma mais sistemática os campi do interior, inclusive com momentos presenciais;
● gravação e disponibilização integral dos encontros, bem como a edição de vídeos curtos para estudantes;
● além de outros encontros para abordar novos normativos aprovados neste ano.
De modo geral, os participantes avaliaram positivamente as mudanças apresentadas, destacando a melhoria na comunicação e na política de extensão. Ao mesmo tempo, reforçaram a importância de ampliar os canais de diálogo e de acompanhar de perto os processos de implementação da curricularização.
👉 O material instrucional apresentado nos encontros está disponível AQUI. Além disso, o conteúdo será enviado por e-mail às Unidades Acadêmicas e também disponibilizado via SEI, garantindo amplo acesso às informações, tendo em vista que as mudanças no sistema de creditação estão previstas para lançamento no mês de outubro.
A PREX agradece a participação de todos(as) e reforça a importância da colaboração das Coordenações de Curso e CPACs para o fortalecimento da extensão universitária na UFC.
Confira a seguir um mosaico com alguns registros dos encontros:

