Lançamento da PREX – Glossário: Fundamentos da Extensão Universitária

Data de publicação: 26 de agosto de 2024. Categoria: Curricularização, Notícias, Notícias da Prex

É com imensa satisfação que a Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão – FORMACE-PREX-UFC apresenta à comunidade universitária e também à comunidade externa à UFC a publicação eletrônica do documento “GLOSSÁRIO: FUNDAMENTOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” que traz em seu interior os principais termos, vocábulos, expressões e siglas definidos e explicados no contexto da extensão universitária.

Esta publicação denota grande relevância neste momento em que as instituições de ensino superior (IES) estão implantando a curricularização da Extensão e em que se faz necessário compreender política extensionista, decodificar as demais publicações e normativos dessa área, bem como, ocasião em que é preciso popularizar a mensagem e os termos extensionistas. Ademais, a publicação em pauta contribui para o fomento de uma cultura genuinamente extensionista, verdadeiro anseio dialógico e recíproco entre a academia e a sociedade.

Vale salientar que o Glossário extensionista constitui uma obra de caráter coletivo para a qual contribuíram, além da FORMACE, outras coordenadorias da PREX como a Coordenadoria de Bolsas e Certificações da Extensão (CBCE), Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação das Ações de Extensão (CAFAAE) e Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão (CACE) e ainda a Comissão Permanente de Articulação Social (CPAS). Assim se encontram no Glossário ora em comento termos tais como “Extensão Universitária”, “Interação Dialógica”, “Democratização do Ensino” etc. Portanto, a FORMACE espera um bom aproveitamento deste material preparado com atenção e cuidado, a fim de que a comunicação extensionista entre a Universidade e Comunidade se torne fluente.

Acesse o link para leitura ou download do Glossário de Termos da Extensão.