Evento discute infância, vínculo e desenvolvimento

Data de publicação: 21 de junho de 2016. Categoria: Eventos

Imagem Evento Infância, VÍnculo e Desenvolvimento

A proposta do evento é discutir e compreender como os conceitos de Infância, Vínculo e Desenvolvimento são percebidos nas perspectivas de Jacob Levy Moreno, John Bowlby e Donald Woods Winnicott. Os debatedores serão: a Professora Drª. Cinthia Mendonça Cavalcante, da Professora Drª. Estefânea Élida da Silva Gusmão e do Professor Dr. João Joaquim Freitas do Amaral.

Ao final, haveerá o lançamento do livro “A criança entre ‘parênteses’: Dimensões do cuidado em saúde mental à criança diagnosticada com TDAH” da Professora Drª. Cinthia Mendonça Cavalcante e da Professora Drª Maria Salete Bessa Jorge.

Data: 22/06/2016
Horário: 14 horas
Local: Auditório Rachel de Queiroz, Departamento de Psicologia – Centro de Humanidades II – UFC
Inscrições no local e haverá emissão de Certificados.

Drª. Cinthia Mendonça Cavalcante:
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos clínicos e saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental infantil, cuidado, e terapêutica.

Drª. Estefânea Élida da Silva Gusmão:
Professora de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI – 2009-2015), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – 2009) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2004), tendo Formação em Psicologia por esta mesma Universidade (2002). Coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NapsiS-UFC) e colaboradora dos grupos de pesquisa: Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS) da Universidade Federal da Paraíba, coordenado pelo Prof. Dr. Valdiney V. Gouveia e Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural (NEC) da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Roazzi. Tem como principais temas de pesquisa e atuação profissional: Clínica Cognitivo-comportamental, Psicologia Positiva, Avaliação e Intervenção psicológicas, relações parentais, vinculação afetiva e desenvolvimento afetivo e social.

Dr. João Joaquim Freitas do Amaral:
Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Realizou Curso de Especialização em Saúde da Criança pela Universidade Estadual do Ceará e Residência Médica em Pediatria pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Fez também curso latu sensu de Especialização em Educação à Distância pela Universidade de Brasília e em Psicoterapia Psicanalítica pela Escola Psicanalítica de Fortaleza. Atualmente é professor adjunto de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Epidemiologia da Saúde Mental da Criança.

O mapa para o evento encontra-se nesse link.

Fonte: Pró-reitoria de Extensão/UFC