CACE – Coordenadoria de Ações Curriculares da Extensão

Coordenadora:  Aline de Oliveira Viana

Sobre a CACE

Essa coordenadoria se concentra especificamente nas atividades de extensão que estão diretamente relacionadas aos currículos acadêmicos. Pode envolver a coordenação de projetos e iniciativas que permitem que os/as estudantes reelaborem seu conhecimento teórico em contextos do mundo real, muitas vezes como parte de um curso ou disciplina. Também pode se envolver na avaliação do impacto dessas atividades curriculares de extensão nos/as alunos/as, nas comunidades de saberes atendidas, nas instituições impactadas pela ação e na qualidade do ensino.

Desta forma, para contribuir com os processos de curricularização da extensão, a CACE promoverá e incentivará o diálogo de diferentes comunidades de saberes. Espera-se que tais comunidades possam juntas gerar temas e provocar a assunção de novas possibilidades de compreensão e práticas de ensino e de pesquisa, no intuito de fazer das ações de extensão espaço-tempo de manifestações de identidades, reconhecimento e valorização de saberes, ressignificação da função social transformadora de uma universidade para todos(as)(es) em comunidade.

A CACE terá duas divisões: a Divisão de Promoção das Ações Curriculares de Extensão responsável pelo acompanhamento das ações e a Divisão de Avaliação e Creditação das Ações Curriculares de Extensão que será responsável pela creditação das ações.

Atribuições da CACE

– Apoiar as ações extensionistas de servidores – docentes e técnicos-administrativos – da UFC em comunidades de saberes com perspectivas comunicativas, dialógicas, transformadoras e articuladas com o ensino e a pesquisa.

– Colaborar com propostas de ações extensionistas que desenvolvam processos de produção, difusão e ressignificação de conhecimentos entre a UFC e diferentes comunidades de saberes na sociedade, integradas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) da UFC.

– Acompanhar o processo de curricularização da extensão por meio da criação das Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS) junto às coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC;

– Contribuir com as relações e os modos de agir e comunicar em comunidade os saberes no âmbito das ações extensionistas (diferentes linguagens e meios).

– Divulgar os conhecimentos e os saberes dos diferentes grupos étnicos e suas comunidades de origem (afrodescendentes, negras/os, quilombolas, indígenas e ciganas/os).

– Colaborar com os fóruns (permanentes e eventuais) e ações extensionistas que debatam e promovam ações antirracistas, antissexistas, antitransfóbicas e antixenófobas na e com a UFC.

– Participar de ações extensionistas de servidores docentes e técnicos-administrativos e estudantes envolvidos com a formação nas licenciaturas e com os programas de formação inicial (PIBID e RP).

– Incentivar a publicação das ações extensionistas em formato de e-books de servidoras/es docentes e técnicas/os-administrativas/os e estudantes em parcerias com as comunidades de saberes.

– Acompanhar e avaliar o impacto e transformação social das ações extensionistas elaboradas e desenvolvidas em parceria na e com a UFC.

– Gerar indicadores do impacto social das ações extensionistas nas comunidades e cursos da UFC,

– Elaborar registros e relatórios das ações de extensão e divulgar entre as comunidades acadêmicas internas e externas à UFC.

– Comparar as evidências de transformação e engajamento social das ações extensionistas com as ações estratégicas previstas no PDI da UFC.

– Caracterizar a relação entre as ações de extensão e os PPC a partir das percepções dos/as envolvidos/as.

– Elaborar editais de ACCS.

Divisões

Divisão de Promoção das Ações Curriculares de Extensão – DIPRACE