Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

“Campanha do laço branco” é realizada na UFC

Data de publicação: 10 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias

Imagem: banner de divulgação da “Campanha: homens pelo fim da violência contra a mulher” informando “Lei Nº 17.171, de 09.01.20 (D.O. 09.01.20)  institui a Semana do Laço Branco – homens pelo fim da violência contra as mulheres no âmbito do Estado do Ceará” do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. Fundo lilás e nas partes com informações lilás mais escuro. Na parte central, há dois braços em que as mãos se encontram, sendo um feminino com pulseira de bolinhas da cor bordô e outro masculino com manga de blusa azul segurando um laço branco. Na parte inferior com fundo branco, à esquerda, uma logo do Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres, com rostos de mulheres em tons bordôs e lilás e do lado esquerdo, além dos logotipos: Conselho Federal de Administração, Conselho Regional do Ceará, Conselho Regional de Minas Gerais, Conselho Regional do Mato Grosso do Sul, Conselho Regional do Piauí, Conselho Regional de Alagoas, em tons azuis, e Universidade Federal do Ceará (UFC) brasão em tom azul, dourado e preto.

A Universidade Federal do Ceará, na pessoa do Prof. Glauco Lobo, Reitor em exercício, aceitou participar da campanha “Laço Branco – homens pelo fim da violência contra as mulheres”. Sendo a UFC uma instituição em que tem quase cinquenta por cento entre docentes, discentes, pesquisadoras e servidoras mulheres, e contempla ações de extensão e pesquisa com temas que objetivam o fortalecimento da causa, foi muito natural a iniciativa desta instituição em aderir à campanha, a qual foi idealizada pelo Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), atualmente presidido pela Admª. Janaína Fernandes, do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE).

O Ceará possui a Lei Estadual Nº 17.171, de 09 de janeiro de 2020, que visa “sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres”. A CCDM entende que esse debate é de extrema e valiosa relevância para a sociedade cearense, e por isso, faz-se urgente o diálogo com o gênero masculino, a fim de garantir o cumprimento da lei na forma mais legítima.

Entre seus objetivos, a campanha visa abordar a cultura machista de uma forma simples e objetiva, na qual os homens possam entender a relação entre machismo e violência contra as mulheres, tornando a pauta “violência contra as mulheres” entre os homens mais compreensível, na medida que também alerta sobre os discursos machistas e de senso comum sobre o tema.

A campanha Laço Branco também divulga fotos de funcionários e servidores da Reitoria e Pró-Reitorias de Extensão, Assuntos Estudantis, de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional e Agência de Estágios da UFC segurando uma placa com os escritos “Campanha: HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Lei Nº 17.171, de 09.01.20 (D.O. 09.01.20)  institui a Semana do Laço Branco – homens pelo fim da violência contra as mulheres no âmbito do Estado do Ceará”. As imagens são publicadas nas redes sociais do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

O Laço Branco teve origem a partir do Massacre de Montreal, em 6 de dezembro de 1989. Um homem canadense, Marc Lepine, de 25 anos, tirou a vida de 14 mulheres e feriu outras 10, estudantes da Escola Politécnica de Montreal, pois “odiava as feministas”. Após as violências, suicidou-se. A partir de 1995, o Canadá iniciou um movimento, replicado em aproximadamente 60 países, de todos os continentes, anualmente em 6 de dezembro, de distribuição de laços brancos e de ações de conscientização dos homens para o fim da violência de gênero contra as mulheres.

Fonte: Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM, ccdm@sps.ce.gov.br | @conselhocearensemulher

 

Acessar Ir para o topo