Bolsas de Iniciação Acadêmica para as Ações Extensionistas – alunos ingressantes até 2016/2

Data de publicação: 30 de janeiro de 2017. Categoria: Notícias, Programas Extensionistas, Projetos de Extensão
Bolsistas PREX 2016 - Elane e Bárbara

Bolsistas PREX 2016 – Elane e Bárbara

A UFC tem envidado esforços para aprimorar o envolvimento do corpo discente em projetos e iniciativas relevantes. Nesse intuito, o Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica – PBIA 2017 da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE reflete essa estratégia.

Agora, a obtenção de bolsas de iniciação acadêmica deve ser vinculada a uma atividade de Ensino, Pesquisa, Extensão ou Formação Técnica. Isso representa um grande avanço, na perspectiva do(a) estudante, já que sua atuação terá um sentido mais ampliado para a sua carreira acadêmica. E, particularmente, do ponto de vista da Extensão, representa mais um incremento para o exercício de suas atividades.

Conforme relatado no site da PRAE, o Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA) “objetiva propiciar aos estudantes de cursos presenciais de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, prioritariamente os de semestres iniciais, condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação em projetos vinculados às unidades acadêmicas e administrativas da UFC, que favoreçam o seu desenvolvimento e adaptação inicial junto à Universidade“.

Na presente edição, serão selecionados 1.000 (mil) estudantes regularmente matriculados que frequentem um dos cursos de graduação presencial da UFC e que tenham ingressado na Universidade até 2016/2.
Obs.: Está previsto para março de 2017 o lançamento de um edital específico para os estudantes que ingressaram em 2017/1.

O fluxograma resumido a seguir descreve as principais providências.

FLUXOGRAMA RESUMIDO ESPECÍFICO DA PREX

(1) Professores ou Técnicos de Nível Superior que já tenham Ações Extensionistas cadastradas na PREX

(2)
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS – PRAE

(3) ESTUDANTES

1.1) Leitura detalhada do Edital nº 03/2017/PRAE/UFC – Projetos de Atuação de Bolsistas de Iniciação Acadêmica [vide link] e também de seu Aditivo I [vide link]. 3.1) Leitura detalhada do Edital nº 04/2017/PRAE/UFC (ler todo o texto constante desse link, incluso o edital), e se o(a) estudante for de um campus do interior, leitura também do Aditivo I desse edital (ler todo o texto constante desse link, incluso o edital).

1.2) Inscrição da ação extensionista pleiteante à bolsa de iniciação acadêmica no formulário online do campus específico – vide logo abaixo.

Obs.: Podem se inscrever projetos e programas que tenham o(a) mesmo(a) Coordenador(a) Extensionista.

Prazos:
♦ Fortaleza (form), Crateús (form) e Sobral (form) – até 5/2/2017

♦ Russas (form) – até 10/2/2017

♦ Quixadá (form) – até 17/2/2017

Obs.: se for o caso, o(a) Coordenador(a) pode indicar um(a) estudante específico(a) para a vaga de bolsista.

3.2) Preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponibilizado no link www.bolsas.ufc.br (com o login do SIGAA). enviando-o depois eletronicamente.
3.3) Participação na Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA), no período de 07 a 13 de fevereiro de 2017, em concomitância com a entrega da documentação.
1.3) Após a inscrição online, o(a) Coordenador(a) Extensionista deverá fazer o download, preencher e assinar o formulário impresso de inscrição [nomeado ‘Formulário de Cadastramento’vide link].
Esse formulário impresso deve ser encaminhdo ao Gestor principal / Diretor (das unidades acadêmicas e/ou administrativas no Campus de Fortaleza)
ou à Coordenação local responsável (nos casos dos Campi do Interior), os quais, uma vez cientes,
deverão assinar e encaminhar à PRAE, respeitando os prazos estipulados no cronograma de sua cidade [vide link].
2.1) PRAE seleciona os BOLSISTAS e os PROJETOS/PROGRAMAS de Extensão e providencia as combinações mais viáveis entre um grupo e outro.

FINALIZAÇÃO DOS TRÂMITES BUROCRÁTICOS
CONFORME DETALHADO
NOS EDITAIS 3 E 4 SUPRACITADOS, E EM SEUS RESPECTIVOS ADITIVOS.

Para dúvidas ou mais esclarecimentos, deve-se contactar a:
DIVISÃO DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS/PRAE
Rua Paulino Nogueira, 315 – Bloco III – 1° Andar – Benfica – CEP 60020-270 – Fortaleza – CE
Ramal UFC: 7446
E-mail: bia.prae@gmail.com