Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Tutorial – Rotinas no WordPress

ETAPA 1 >> Acessar a estrutura interna do site WordPress

Clicar no nome ‘Acessar’ ao final do site

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPA 2 >> Escolher a atividade a ser executada – criação de página ou criação de post

No menu lateral esquerdo, há as opções de alteração no site.

PÁGINA – não aparece na primeira página do site, é um link que fica ‘interno’ e que para ser acessível aos internautas precisa ser colocado no menu

POST – vai aparecer imediatamente na primeira página

 

.

Criação de post

No menu lateral esquerdo, acessar a criação de ‘novo post’ conforme a imagem.

 

Na criação de POST, deve-se atentar para os itens:

  • Título [1]
  • Texto do link permanente (vide esta página) [2]
  • Adicionar mídia, se for o caso (fotos, ilustração do logo da ação extensionista etc.) [3]
  • Categorias [4] – escolher conforme o tipo de notícia, mas sempre deve ticar no item NOTÍCIAS
  • E depois do texto feito, clicar no botão à esquerda ‘Atualizar’ [5]

.

Incluir fotos ou arquivos na parte MÍDIA

MUUUITO IMPORTANTE: se um arquivo for incluído na parte MÍDIA e tiver que ser atualizado, É NECESSÁRIO ALTERAR O NOME DO ARQUIVO, NEM QUE SEJA ACRESCENTANDO A DATA DE ATUALIZAÇÃO, pois o WordPress não funciona bem com dois arquivos (fotos ou documentos) com nomes iguais.

Se for fazer upload de foto, é necessário acrescentar a descrição da imagem (#PraCegoVer #PraTodosVerem – Descrição: xxx…) – vide exemplo nesta página.

.

Criar uma tabela em uma postagem

Deve-se levar em conta que é indicado conhecer os comandos, em HTML, de uma tabela:

<table><tbody></tbody></table> :: comandos de abertura e fechamento de uma tabela

<tr></tr> :: comandos de abertura e fechamento de uma linha

<td></td> :: comandos de abertura e fechamento de uma célula

Em algumas células, alguns comandos especiais podem ser incluídos, tais como sua largura (width) e a cor do fundo (background-color).

Acessando-se este link, pode-se ver, ao acessar a estrutura da página e clicar na aba TEXTO, como estes comandos são utilizados. Para incluir uma tabela em um texto, basta copiar a estrutura desta tabela, copiar na página/post em elaboração, e deletar as informações correntes substituindo-as pelas desejadas.

 

.

Edição de uma página (ou post, o processo é o mesmo) já feita

Se o usuário estiver logado, para facilitar a atualização da página, deve-se acessá-la e depois clicar na opção ‘Editar a página’, conforme a figura a seguir. Se a página estivesse aberta antes de se estar logado, então tecla-se F5 para atualizá-la e assim poder fazer uso da opção ‘Editar a página’.

 

 

 

 

 

.

ETAPA 3 >> Sempre lembrar de se DESLOGAR da página

Esta é uma medida de segurança MUITO IMPORTANTE!!

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo