História da Prex

No dia 31 de janeiro de 2019, a Pró-Reitoria de Extensão completou 50 anos de fundação. Para celebrar esta data tão importante, a UFCTV elaborou um video institucional que resume um pouco das muitas atividades realizadas pelas ações extensionistas.

Realizando um breve levantamento histórico, o registro de fundação da Prex data de 31 de janeiro de 1969 e está documentado em ata arquivada na Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC.

Foto Fundação da PREX 1961

Foto da Fundação da PREX em 1961

Um habilidoso arquiteto cearense, José Liberal de Castro, foi o responsável pelo projeto do prédio da Prex. Com sua formação na Faculdade Nacional de Arquitetura, e sendo o fundador da Escola de Arquitetura da UFC, Liberal de Castro recebe a singular incumbência de projetar o prédio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (antigo Departamento de Cultura da UFC, 1961) em parceria com José Neudson Braga.

A seguir, mais 2 fotos da época da inauguração da Prex.

Foto da lateral da PREX 1961

Foto Maquete da PREX 1961 (parte de trás)

Em sua trajetória, a Pró-Reitoria de Extensão já passou por várias reestruturações, e seus 13 Pró-Reitores esforçaram-se para cada vez mais beneficiar a sociedade com os resultados dos esforços acadêmicos do ensino e da pesquisa. Atualmente, os números da Pró-Reitoria refletem esse empenho:

Programas e Projetos ATIVOS – dez.2016: 958
Campus do Benfica: 317
Campus do Pici: 245
Campus do Porangabuçu: 250
Campi do interior do Ceará: 146

Em relação às bolsas de extensão, tem-se 650 para os programas e projetos em geral, 340 para o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC e 15 para as Casas de Cultura da UFC, totalizando 1.005 bolsas.

E como a história só acontece por muitas ‘mãos humanas’, a seguir uma breve coletânea de registros de um time muito especial: a EQUIPE PREX!!

Gestão da PREX 2017

Gestão da Prex 2015-2019 – Professores (da esquerda para a direita):
Abraão Saraiva Jr., Nadja Montenegro, Andréa Aguiar, Márcia Machado,
Eduardo Girão e Rogério Masih

Equipe PREX - Natal 2015

Equipe PREX – Natal 2016

Equipe PREX - abril 2016

Equipe PREX – abril 2016

Foto da Equipe PREX - Natal 2015

Equipe PREX – Natal 2015

Margarida Souza, Prof. Eduardo Girão, Liduína Lopes e Profª. Márcia Machado

Margarida Souza, Prof. Eduardo Girão, Liduína Lopes e Profa. Márcia Machado

Profª. Andréa Aguiar, Profª. Márcia Machado e Profª. Walda Viana

Prof. Abraão Saraiva Jr., Profª. Márcia Machado e Prof. Rogério Masih

Foto - César Pontes, Prof. Almir Holanda e Profª. Nadja Montenegro

César Pontes, Prof. Almir Holanda e Profª. Nadja Montenegro

Equipe PREX - julho 2012

Equipe PREX – julho 2012

Fontes: Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC e site Vitruvius.