Equipe PREX e Comitiva Multidisciplinar da UFC realizam visita técnica aos Assentamentos Rurais José Lourenço e Antônio Conselheiro
Data da publicação: 8 de julho de 2024 Categoria: Notícias da Prex, Projetos de Extensão
No dia 19 de junho de 2024, uma equipe formada por docentes, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Direito, Economia, Engenharia das Energias Renováveis, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Geografia, Jornalismo, História e Moda, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e representante do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (IDACE), realizou uma visita técnica ao Assentamento Antônio Conselheiro, no município de Ocara e Assentamento José Lourenço, em Chorozinho, Ceará.
A atividade foi guiada pelos representantes do MST Jeová Sampaio e Florença Moreira. No primeiro trecho da viagem, foi realizada uma visita à Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, no Assentamento Antônio Conselheiro. A equipe foi acolhida pelos assentados com mística (música, violão e poema), apresentação dos projetos dos educandos e educadores e visita ao campo experimental (plantio de fruteiras, ervas medicinais e plantas condimentares). No segundo trecho da viagem, em Chorozinho, a comitiva visitou a COOPERATIVA REGIONAL DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL LUIZ CARLOS (COOPALC), produtora de polpa de frutas e de beneficiamento da castanha de caju. No local, foi possível observar os processos produtivos e instalações e escutar sobre a história de luta e resistência dos assentados pela reforma agrária. Essa atividade é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) com o objetivo de firmar parceria com o Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST).
Na ocasião, os docentes pesquisadores apresentaram possibilidades para viabilizar projetos no âmbito das energias renováveis, considerando o volume de matéria orgânica produzida pela agroindústria, bem como projetos no Setor de Produção, para conservação e comércio de alimentos. Nesses termos, a PREX reafirma um dos objetivos da extensão universitária que é dialogar com os diversos setores da sociedade e priorizar práticas voltadas para o atendimento de necessidades especiais, como produção de alimentos, relacionadas com as áreas de educação, tecnologia e produção. No momento, está sendo construído um projeto para que a UFC possa ampliar seu campo de atuação extensionista em consonância com as demandas sociais.
Imagem: O Grupo composto pela equipe de Coordenadores da PREX-UFC, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes em nível de graduação e de pós-graduação, acompanhados pelo representante do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (IDACE) e pelos representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) posaram para foto em frente à fachada da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, no Município de Ocara-CE (Arquivo PREX)
Imagem: No interior da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, a comitiva multidisciplinar formada por membros da comunidade universitária da UFC e pelo representante do IDACE pôde conhecer a “VI Feira de Ciências, Linguagens, Arte e Cultura do Povo” com o lema: “Mulheres na Ciência: A Quebra nas Relações de Gênero, tendo como um dos trabalhos apreciados, o trabalho intitulado “A Importância das Placas Solares nas Comunidades Rurais”; Foto IMG_0023.JPG: Além da visita à Feira de Ciências, Arte e Cultura do Povo da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos situada em Ocara-CE, o grupo conheceu um espaço chamado de “campo experimental” no qual verificaram a plantação de mudas frutíferas, ervas medicinais e condimentos (Arquivo PREX)