Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Prex divulga orientações para indicação de bolsistas e Seminários de Ambientação

Data de publicação: 10 de março de 2022. Categoria: Notícias, Programas Extensionistas, Projetos de Extensão

Os Coordenadores Extensionistas responsáveis por ações que foram contempladas na Seleção de Bolsas 2022 [vide link] devem seguir as orientações abaixo, no que se refere ao processo de indicação de bolsista e aos Seminários de Ambientação 2022.

Conforme mencionado na divulgação do resultado final, seguem duas informações importantes:

(1) Orientações e cronograma para a indicação de bolsista; e
(2) Orientações sobre o Seminário de Ambientação

Esclarecemos que a indicação de bolsistas ocorrerá toda via SIGAA e que no Seminário de Ambientação não será necessário entregar nenhuma documentação. Porém, esperamos contar com a participação de todos(as) para que possamos apresentar a Extensão Universitária na UFC e pontos importantes sobre a bolsa.

[1] INDICAÇÃO DE BOLSISTA

Seguem informações importantes e respostas a algumas dúvidas frequentes:

PRAZO: de 24 de março a 04 de abril de 2022
LOCAL: SIGAA – Módulo de Concessão de Bolsas
MANUAL E TUTORIAL: www.prex.ufc.br/tutorial-indicabolsista

SÍNTESE DAS ETAPAS:
➤ Verificar disponibilidade do(a) discente na opção consultar membros: discentes só podem ter 16 horas semanais dedicadas a ações de extensão. Ou seja, além das 12 horas a ocupar com a bolsa, só poderá ter 4 horas semanais em outras ações, no período de 01/04/2022 a 31/12/2022, que é o de vigência da bolsa.

➤ Para indicar bolsista: Módulo de Concessão de Bolsas > Selecionar discentes > Selecionar Edital 2022 – Edital 10/2021 – PREX > Selecionar projeto contemplado com bolsa > Adicionar Discente > Notificar o discente. Feito esse processo, aguarde a anuência do estudante indicado.

➤ Agora seu(a) indicado(a) acessa o SIGAA Discente para dar anuência: Portal Discente > Auxílios e bolsas > Seleção em projetos > Dar aceite em indicação. Insere as informações, aceita e confirma a anuência.

➤ Coordenador(a) retorna ao Módulo de Concessão de Bolsas para concluir a indicação: Módulo de Concessão > Acompanhar discentes selecionados > Validar dados e documentos > Cadastrar Bolsa no SIPAC. Importante: o procedimento de indicação de bolsista só é concluído após o(a) coordenador(a) clicar no botão “cadastrar bolsa no Sipac”.

DÚVIDAS FREQUENTES:

SITUAÇÃO 1: Ocorreu um erro na minha indicação. Apareceu uma mensagem em vermelho. O que pode ser, o que faço?
Resposta: os erros nesta etapa podem acontecer em duas ocasiões: o(a) seu(a) indicado(a) não possui carga horária disponível ou é voluntário de sua ação englobando período que compreenda qualquer dia entre 01/04/2022 a 31/12/2022.
O que fazer: primeiro, verifique a disponibilidade do(a) discente na opção consultar membros. Discentes só podem ter 16 horas semanais. Ou seja, além das 12 a ocupar com a bolsa, só poderá ter 4 horas semanais em outras ações de 01/04/2022 a 31/12/2022. Se ele(a) não reconhecer a participação ou precisar ajustar, deverá solicitar o ajuste necessário a(o) coordenador(a) da ação em que está cadastrado(a) além do permitido. Em caso de dificuldade de contato com o(a) coordenador(a), iminência de fim de prazo etc, entre em contato com sua coordenadoria setorial imediatamente.
Caso não seja a situação acima, verifique em sua ação de extensão se o(a) discente está como voluntário(a) englobando período de 01/04/2022 a 31/12/2022. Caso seja essa a situação, para solucionar, finalize a participação dele(a) como voluntário(a), alterando a data final da participação para, no máximo, 31/03/2022. Para finalizar: acesse o Ambiente Extensão > Listar minhas ações > Gerenciar membros. Segue link com tutorial para o gerenciamento de membros: www.prex.ufc.br/gerenciaequipe
.
SITUAÇÃO 2: Entrei no SIGAA Extensão e não consegui incluir meu bolsista na equipe.
Resposta: a indicação ocorre no Módulo de Concessão de bolsas. Nesta etapa, o acesso ao seu ambiente de Extensão só será necessário se precisar ajustar o período de seu(a) membro voluntário(a). Em caso de dúvidas, veja novamente o manual e tutorial: www.prex.ufc.br/tutorial-indicabolsista
.
SITUAÇÃO 3: Como sei que segui todas as etapas? Como sei que deu tudo certo?
Resposta: Para confirmar, basta olhar a equipe de trabalho de sua ação no menu Listar minhas ações em seu ambiente de Extensão no SIGAA. O bolsista estará lá cadastrado do mês de indicação até dezembro.
.
Se tiver outros problemas ou persistirem dúvidas, procure, tempestivamente, a Coordenadoria Setorial em que está cadastrada sua ação para orientações. 

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica
Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Whats App: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

 

 

[2] SEMINÁRIOS DE AMBIENTAÇÃO

IMPORTANTE: Ao checar as informações, certifique-se de que sua ação faz parte daquele campus – consulte este link.

AÇÕES DO BENFICA

Data: 30.março.2022

Horário: 14h às 16h.

Local: Auditório Reitor Antônio Martins Filho, na Faculdade de Direito UFC.

 

 

AÇÕES DO PICI
Data: 21.março.22 – Horário: 10 horas
Local: Auditório do Centro de Tecnologia
Bloco 712 – Auditório Eng. Cândido Pamplona
Auditório do CT/UFC

 

AÇÕES DO PORANGABUÇU
Data: 28.março.2022
Local: Auditório do Bloco Didático Dr. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro

Rua Papi Júnior, 1223 – Campus Porangabuçu/UFC
Horários: pedimos que os horários sejam respeitados para que a capacidade não seja excedida e todos(as) possam participar.
►Turno manhã: início às 9h – bolsistas de ações oriundas dos departamentos da Medicina e Fisioterapia
►Turno tarde: início às 14h – bolsistas de ações oriundas dos departamentos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Hospital Universitário Walter Cantídio e demais unidades administrativas

 

AÇÕES INTERCAMPI
Dia 24 de março – Campi de Itapajé
Dia 28 de março – Campi de Russas
Dia 30 de março – Campi de Sobral
Dia 31 de março – Campi de Crateús
Dia 04 de abril – Campi de Quixadá
Mais detalhes serão divulgados para cada campus posteriormente
Acessar Ir para o topo