Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Rede de Cuidado e Promoção da Saúde Infantil: Uma Abordagem Interdisciplinar e Comunitária

 

A proposta busca promover a educação em saúde na comunidade por meio de ações multidisciplinares voltadas para sensibilizar pais de crianças atendidas pelo Instituto Queira Bem, abordando o desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos físicos, emocionais e sociocognitivos. As ações visam capacitar os pais para identificar sinais de vulnerabilidade e estimular ambientes familiares saudáveis por meio da disseminação de conhecimento seguro e acolhedor. O projeto fortalecerá a rede de apoio comunitária utilizando práticas educacionais e de conscientização, promovendo uma troca de aprendizado horizontal por meio de conversas e tira-dúvidas. Dessa forma, pretende-se incentivar o compromisso dos pais com o bem-estar infantil e o cuidado psicossocial das crianças.

 

Objetivos Específicos:

O projeto capacitará estudantes de graduação dos cursos de Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Medicina, preparando-os para atuar no cuidado infantil por meio das seguintes ações:

Psicologia: Aulas sobre impactos psicossociais e manejo de comportamentos.
Odontologia: Conscientização sobre saúde bucal e prevenção de cáries.
Fisioterapia: Orientação sobre atividades físicas para interação infantil e desenvolvimento motor.
Enfermagem: Manejo seguro de acidentes, importância do aleitamento materno e vacinação.
Farmácia: Uso responsável de medicamentos e conscientização sobre automedicação.
Medicina: Promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado no manejo de crianças doentes, com foco em uma abordagem empática e equitativa.
A proposta está alinhada ao objetivo da UFC de curricularização da extensão, proporcionando aos estudantes oportunidades de aprendizado prático junto à comunidade. A troca de conhecimentos promoverá a formação cidadã e profissional dos discentes, incentivando a produção de novos saberes e o desenvolvimento do senso crítico a partir das vivências da comunidade.

 

Por meio da extensão, o projeto contribuirá para a proteção social da infância, difundindo uma comunidade de saberes e ampliando o impacto da universidade em ambientes externos, consolidando o ensino e a responsabilidade social da UFC.
 
 
 
 
 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo