Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

PROGRAD e PREX finalizam agenda de reuniões com coordenadores dos cursos de licenciatura da UFC

Data da publicação: 13 de dezembro de 2024 Categoria: Diálogos Relevantes, Notícias da Prex

 

 

Os encontros tiveram como objetivo discutir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

 

As Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) encerraram nesta quinta-feira, 12, o ciclo de encontros com as coordenações dos cursos de licenciatura da Universidade. Foram seis encontros realizados entre os dias 2 e 12 de dezembro, que culminou com a reunião ordinária do Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL), realizada nas dependências da Prograd.

 

Os coordenadores de cursos e as equipes da Prograd e Prex participaram das reuniões que ocorreram em Sobral e em Fortaleza. Na capital cearense, os encontros foram realizados no Centro de Humanidades (CH1), no Centro de Ciências (CC), na Faculdade de Educação (FACED) e no Instituto de Cultura e Arte (ICA).

 

De acordo com a Profa. Gretha Maia, coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) da Prograd, a expectativa é de que a equipe tenha conseguido transmitir as primeiras orientações para a construção textual dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). “Esperamos que os conhecimentos compartilhados permitam aos coordenadores de cursos montar estratégias para a reformulação dos PPCs dentro de um ambiente de debates e discussões que promovam a melhoria da formação dos professores da educação básica”, afirmou.

 

A pró-reitora de Extensão, Profa. Bernardete Porto, também participou dos encontros. Segundo a gestora, a colaboração permanente entre Prex e Prograd possibilita ampliar o debate sobre o ensino e a constituição de projetos pedagógicos. “A colaboração permanente entre PREX e PROGRAD possibilita ampliar o debate sobre o ensino e a constituição de projetos pedagógicos. Além disso, amplia as politicas de currículo e a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos, tendo por base diferentes epistemologias de formação.
 

Estes primeiros encontros instiga a reflexão sobre as Diretrizes de Formação de Professores, reconhecendo-as como ponto de partida para elaboração /reelaboração dos processos formativos, pautados em componentes de práticas transversais e ações extensionistas Interdisciplinaridades, que dialoguem com a sociedade. Desse modo, a extensão mostra-se base de ensino, ao destacar conteúdos, habilidades, conhecimentos e valores que desafiam a docência para o século XXI.”, explicou a Profa. Bernadete Porto, que também é docente do departamento de Teoria e Prática do ensino, FACED.

 

A participação da Prex, durante as reuniões, foi para contribuir com a inserção curricular da extensão nos currículos e debater questões relativas ao Núcleo de Extensão (NDE) nas novas diretrizes para os cursos de licenciaturas, a partir de reflexões sobre os conceitos da extensão, conforme explica Aline Viana, coordenadora de Ações Curriculares de Extensão (CACE). “Levamos reflexões sobre os conceitos da extensão e sua importância para uma educação emancipatória, de modo a contribuir com as coordenações de cursos e NDE das licenciaturas, para pensar a Extensão Universitária no processo de formação de professores, bem como contribuímos para outros entendimentos sobre a normativa, situando-as como um ponto de partida para pensar os currículos na UFC”, concluiu Aline Viana.

 

O Prof. Filipe Ximenes Parente, coordenador do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), falou sobre a importância dos encontros para o alinhamento das ações entre os envolvidos na oferta das licenciaturas da UFC, para que todos possam contribuir para o fortalecimento pedagógico dos cursos, a partir dessas DCN. “Acho que a gente tem uma gama de cursos com particularidades extremamente diferentes. É importante fazer com que as coordenações de cursos e os departamentos, por exemplo, entendam essa nova visão de extensão, essa proposta de extensão, para que a gente possa começar a aplicar e começar a ver os resultados dessa prática lá na ponta do processo, que é o aluno formado, que é o aluno egresso”, explicou o professor Filipe Parente.

 

A agenda para a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) se desenvolverá ao longo de todo o ano de 2025, na qual cada Unidade ou grande área formulará seus PPC em diálogo mais específico com as duas Pró-Reitorias.

 

Texto compartilhado pela PROGRAD.
 
 
 
 
 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo