Pró-Reitoria de Extensão realiza visita no MST

Data de publicação: 17 de julho de 2024. Categoria: Diálogos Relevantes, Notícias da Prex

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX), juntamente com professores e acadêmicos de diversas áreas do saber, se reuniu na quarta-feira, dia 15 de junho, para realizar uma troca de saberes e estabelecer planos para futuras parcerias entre o MST e a Universidade Federal do Ceará.

Nesta visita, foram apresentados o Assentamento José Lourenço, onde visitamos a escola EEM Francisca Pinto dos Santos, e o assentamento Antônio Conselheiro, para conhecer a Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos. Dentro desses espaços, foram realizadas rodas de conversa, visitas guiadas e a elaboração de maneiras de aproximar ainda mais as vivências da universidade com as da sociedade.

Durante a ida à escola EEM Francisca Pinto dos Santos, foram realizadas apresentações dos alunos sobre projetos que vêm desenvolvendo ao longo de sua passagem pela escola. As iniciativas variam entre a realização de campos de irrigação utilizando robótica até o uso de hidrogel como alternativa para o bioma da Caatinga, e são todas realizadas e apresentadas por alunos, com auxílio dos professores orientadores. Após a conversa, os professores da UFC tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre suas experiências com os assuntos e sugerir ideias para o aprimoramento das pesquisas.

Ao fim do dia, houve um deslocamento até a Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos e a introdução do funcionamento do local, que é responsável pela produção de castanhas e polpas de frutas.

“A casa é nossa e a causa é nossa”, disse Francisco Carlos Ferreira, militante do MST, durante o encontro. Na ocasião, todos se mostraram bastante animados com a possibilidade de juntar os conhecimentos dos acadêmicos de engenharia, da tecnologia e da ciência com as vivências que os trabalhadores e militantes do MST possuem extensivamente.

A Pró-Reitoria de Extensão, em seu papel de difundir os saberes da universidade para a sociedade, se encontra aberta e feliz com a possibilidade de futuras parcerias nas pesquisas e ações de ambas as instituições. Acredita-se que será benéfico para todos que estarão incluídos nas futuras ações, principalmente os estudantes em suas formações sociais.

Veja abaixo fotos registradas durante a visita da PREX.