PREX, UFC, MST e UFMA se unem para fortalecer ações curriculares de extensão
Data da publicação: 28 de agosto de 2024 Categoria: Notícias
Em uma reunião realizada no dia 22 de agosto, na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representantes da PREX, professores da UFC, membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se reuniram para discutir possibilidades de colaboração em ações curriculares de extensão.
O encontro teve como objetivo principal firmar intenções de parceria, explorar possibilidades de financiamento e definir estratégias para a colaboração entre as instituições. Durante a reunião, foram discutidos os desafios e oportunidades de colaboração tanto no setor produtivo das cooperativas quanto em outros segmentos.
O Prof. Carlos Estêvão Rolim Fernandes, Pró-Reitor Adjunto de Extensão, reforçou o compromisso da PREX com a curricularização da Extensão: “essa parceria visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão, de forma interdisciplinar e multiprofissional, e tem como objetivo a constituição de ações curriculares de ensino por extensão a estudantes de diferentes cursos da UFC com vistas à formação cidadã e à transformação social”.
Milena Teixeira, da Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão da PREX, destacou a importância das propostas para a ampliação das perspectivas de formação crítica e transformadora para discentes e comunidades de saberes.
Florença Moreira, da coordenação da comercialização dos produtos da reforma agrária do Ceará, corroborou com a ideia de integração dialógica e afirmou: “é fundamental que, além de compreender o conceito de Extensão em Comunidade de Saberes, o estudante também conheça o Rural brasileiro”.
A reunião também contou com a participação do Prof. Bruno Vieira Bertoncini do Centro de Tecnologia, Prof. Filipe Augusto Xavier Lima do Centro de Ciências Agrárias da UFC e do Prof. César Labre da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que contribuíram com suas perspectivas e experiências para o debate.
Os próximos passos incluem a definição de detalhes sobre a implementação das parcerias e a organização de eventos e atividades conjuntas para promover a integração entre as diferentes áreas envolvidas. A colaboração entre a UFC, MST e UFMA promete trazer importantes contribuições para a formação acadêmica e a transformação social das comunidades de saberes com as quais as atividades deverão dialogar.