PREX lança Edital para Cadastro de Avaliadores Externos
Data da publicação: 28 de maio de 2025 Categoria: Notícias, Notícias da Prex
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará torna público o Edital nº 04/2025/PREX/UFC, que visa à formação de um banco de avaliadores(as) ad hoc externos(as) para atuação no processo de avaliação das propostas submetidas aos editais de Extensão da UFC.
Objetivo do Edital
A iniciativa busca ampliar, qualificar e fortalecer as análises das ações de Extensão na UFC, a partir da sistematização de procedimentos que orientam o trabalho dos(as) avaliadores(as). O banco de avaliadores(as) será composto por pessoas não pertencentes ao quadro funcional da UFC, que atuarão na avaliação de propostas relacionadas às oito áreas temáticas da Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever:
– Servidores(as) públicos(as) ativos(as) do quadro permanente de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) brasileiras, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que não integrem o quadro da UFC.
– Discentes regularmente matriculados(as) em cursos de pós-graduação stricto sensu, vinculados(as) à UFC ou a outras IFES.
Pessoas com formação acadêmica em nível superior e experiência comprovada em atividades de Extensão, como coordenação, colaboração ou participação em projetos, cursos, eventos ou instâncias de gestão extensionista.
A comprovação da experiência, bem como o currículo atualizado na Plataforma Lattes, são requisitos obrigatórios para a inscrição.
Como será a atuação dos(as) avaliadores(as)?
Os avaliadores integrarão o banco por um período de um ano, prestando apoio à PREX mediante a emissão de pareceres sobre as ações de Extensão submetidas aos editais da Pró-Reitoria. A atuação se dará conforme a necessidade da PREX. Importante destacar que as atividades não são remuneradas, mas haverá emissão de declaração aos avaliadores participantes.
A PREX compromete-se a manter o sigilo sobre a identidade dos(as) avaliadores(as) e a fornecer todas as orientações necessárias para a realização das avaliações.
Inscrições
As inscrições estão abertas de 28 de maio a 30 de julho de 2025 e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição.
Na inscrição, os(as) interessados(as) deverão indicar até três áreas temáticas de preferência para atuação. Entretanto poderão, eventualmente, ser convidados(as) a avaliar propostas de outras áreas.
Mais informações
Para dúvidas ou esclarecimentos adicionais, a PREX disponibiliza o e-mail: bolsas@prex.ufc.br.
O Edital nº 04/2025/PREX/UFC pode ser acessado na íntegra aqui.