Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Carlos d’Alge

Data da publicação: 22 de dezembro de 2017 Categoria: Notícias

Prof. Carlos D’Alge (foto: blog da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo)

O professor, escritor e jornalista Carlos d’Alge faleceu, na noite dessa quarta-feira (20), em Fortaleza. Ele era aposentado do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, integrante da Academia Cearense de Letras e membro fundador da Academia Cearense da Língua Portuguesa, entidade que presidiu de 1986 a 1990. O corpo está sendo velado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde será celebrada missa às 15h. O sepultamento está marcado para as 16h30min, no Cemitério Parque da Paz.

Carlos d’Alge tinha 87 anos. Ele nasceu em Chaves, Portugal, e veio para o Brasil com 6 anos. Graduou-se em Letras, Direito e Educação. Alguns dos 12 livros que publicou foram pelas Edições UFC, como Terra do mar grande: alguns aspectos culturais portugueses e O sal da escrita.

Além de ter exercido a docência, na UFC, ele teve papel importante na administração superior. Foi chefe de gabinete do reitor Martins Filho, diretor do Centro de Humanidades, pró-reitor de Extensão (foi o primeiro da UFC, cujo mandato ocorreu de 1969 a 1971), diretor da Casa de Cultura Portuguesa e coordenador do Curso de Jornalismo.

Entre as inúmeras homenagens prestadas a Carlos d’Alge, um dos destaques foi o grau de comendador da Ordem de Instrução Pública de Portugal, concedida pelo então presidente de Portugal, Mário Soares.

Por determinação do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, em nota de pesar, a Instituição observará luto oficial de três dias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo