Lançamento do livro “Sertão Cultural: Memória, Identificação e Valorização da Cultura Sertaneja”
Data da publicação: 13 de junho de 2016 Categoria: Eventos, Lançamento de Livro, NotíciasO livro “Sertão Cultural: Memória, Identificação e Valorização da Cultura Sertaneja” tem como objetivo principal identificar as raízes sertanejas que, ainda presentes nos dias atuais, podem ser consideradas patrimônio cultural. Identificar é o primeiro passo no sentido de preservar a memória e valorizar a cultura de um povo. Assim, o propósito final é manter viva a cultura sertaneja, valorizar este patrimônio que nos identifica enquanto grupo social.
O Sertão é um ambiente especial, ecossistema único e que produziu historicamente no nordeste brasileiro uma forma diferenciada de contato, convivência e respeito à natureza. Porém, suas características climáticas próprias impõem profundas dificuldades para aqueles que ali vivem. A cultura sertaneja está presente na culinária, nos modos de fazer, nas artes, no modo de brincar, nos rituais, nas crenças, na forma de encarar a vida, poderia se dizer. A cultura do sertão é rica e se pauta no amor à natureza, no respeito aos ciclos da vida e na esperança de dias melhores. É uma mistura de esperança e resignação. É uma mistura de resistência e desistência. Mas, é acima de tudo, uma cultura onde não existe o desamor. O vínculo com a terra, ainda que castigada, seca, esturricada, existe, insiste, é sua própria vida.
A identidade do sujeito sertanejo é marcada pela terra, pelo sol, pela resistência e bravura, pelo enfrentamento do “imutável”, pela esperança em dias melhores e pela resignação quando não há mais nada a fazer. O que se almeja neste projeto é o resgate da sabedoria do sertão, da cultura oral, do conhecimento do povo. É uma busca de documentação das estratégias de previsão dos chamados profetas da chuva, do conhecimento das ervas pelas benzedeiras, dos modos de fazer do homem sertanejo e da mulher sertaneja (os papéis tão definidos!), das crenças e credos, da culinária do sertão, dos artefatos e instrumentos utilizados e inventados para a lida.
Resgatar a sabedoria, as estratégias de convivência com o semiárido e os modos de vida sertanejo é o que define o foco deste projeto. Para isto faz-se necessário buscar informações, identificar e promover esta cultura através de ações de educação que favoreçam a preservação deste patrimônio cultural nacional.
No lançamento, o livro será distribuído gratuitamente aos convidados participantes.
Depois do lançamento, o livro será gratuitamente distribuído às instituições de ensino superiores, secretarias de cultura e educação e bibliotecas públicas mediante solicitação de doação do exemplar. As informações de doação estão no site www.celula.ufc.br
Fonte: Prof. Marcos Teodorico, celula@ufc.br, www.celula.ufc.br