Empresas Juniores na UFC: Importância da Regularização para Reconhecimento Institucional

Data de publicação: 23 de agosto de 2024. Categoria: Empresas Juniores, Notícias da Prex

Imagem: Grupo da empresa junior ACCONT (Foto: arquivo PREX)

As Empresas Juniores (EJs) têm se destacado na Universidade Federal do Ceará (UFC) como importantes agentes de formação profissional e prestação de serviços de qualidade a baixo custo. Composta por alunos de graduação, essas organizações sem fins lucrativos visam fortalecer as habilidades práticas dos estudantes. Dentre elas estão a ACCONT, CICLO JR, EMZOOTEC, GAUSS, SATTO, SoMuS e TECSYS; devidamente cadastradas e qualificadas de acordo com o regulamento da PREX.

No entanto, a participação de uma EJ na UFC requer mais do que apenas oferecer serviços. De acordo com a Resolução nº 02/CEPE da universidade, as EJs devem passar por um processo formal de regularização para serem reconhecidas como associações legítimas. Esse processo inclui o envio de documentação específica para o cadastro, criação e qualificação perante a instituição, além dos relatórios finais das funções exercidas. É crucial ressaltar que apenas as EJs reconhecidas pela UFC têm o direito legal de utilizar o nome e o espaço da universidade para atividades corporativas. Isso não apenas confere legitimidade às práticas das EJs, mas também fortalece sua relação com a comunidade acadêmica e empresarial.

Para os gestores das Empresas Juniores interessados em regularizar sua situação junto à UFC, a Pró-Reitoria de Extensão disponibiliza as cartilhas detalhadas com o passo a passo do processo de regularização. Mais informações podem ser acessadas diretamente no site oficial da PREX/UFC aqui. Garantir que uma EJ esteja qualificada é não apenas um requisito legal, mas uma estratégia fundamental para seu crescimento e reconhecimento dentro da universidade e no mercado.