Português

Edital e Documentos Vigentes

1 – ORIENTAÇÃO GERAL

Inicialmente, é recomendada a leitura da postagem Diretrizes Gerais, na qual importantes esclarecimentos são prestados.

 

2 – EDITAL VIGENTE

Edital nº 04/2019 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2020].

O cronograma vigente foi divulgado nessa postagem.

Obs.: O edital do programa de bolsas de extensão visa selecionar as vagas de bolsistas para as ações. Os estudantes que preencherão essas vagas serão escolhidos posteriormente pelos seus respectivos Coordendores Extensionistas.

O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
*
Dúvidas podem ser esclarecidas nas seguintes Coordenadorias:

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica
Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECB
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPI
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Código setor SEI: CECPO
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br
Código setor SEI: CAICIN

 

*3 – ITENS EXIGIDOS PARA SE CONCORRER A UMA BOLSA DE EXTENSÃO

1) O formulário EXTENSÃO: Formulário de solicitação de bolsa é oferecido dentro da plataforma SEI e deve ser preenchido, tanto para ações já cadastradas como para aquelas em processo de cadastramento.

2) Ter sido encaminhado à Prex o Formulário de Cadastramento de Ações Extensionistas dentro das formalidades previstas no link Cadastramento de Ações desse site.

3) Ter sido encaminhado à PREX o Relatório Anual de Atividades, caso seja uma ação já em andamento.
Esse relatório é uma prestação de contas às instâncias superiores do que efetivamente foi realizado na ação, e se o resultado almejado foi alcançado. É importante considerar que houve uma autorização prévia para que os integrantes da ação a executassem, liberando parte do tempo destes para essa atividade, e também, em caso de bolsas, houve recursos da União direcionados para a ação extensionista. Na hipótese da ação não acabar no final do ano, o(a) coordenador(a) deve fazer o relatório parcial neste período e depois quando a ação terminar, ele(a) faz o relatório final.

4) Ter sido apresentado um trabalho – na modalidade pôster ou oral – no Encontro de Extensão próximo anterior, em caso de ação extensionista já vigente na época.

*

*4 – DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA OS ESTUDANTES QUE FOREM INGRESSAR NO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

Após a ação extensionista ter sido contemplada com uma bolsa, o(a) Coordenador(a) Extensionista escolherá o(a) estudante que preencherá essa vaga. Nesta fase, a Coordenadoria Setorial Prex referente à ação enviará ao(à) Coordenador(a) Extensionista o link do pré-cadastro dos bolsistas, o qual deverá ser repassado aos mesmos. O(A) bolsista escolhido(a) deverá preencher o pré-cadastro com muita cautela, pois erros, especialmente em relação à conta bancária, poderão ocasionar o não recebimento da bolsa.
A seguir estão os documentos que deverão ser levados à Prex, conforme a orientação constante no e-mail do pré-cadastro.

Requisitos para Obtenção
de Bolsa Extensionista
» Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em algum curso de graduação da UFC a partir do segundo semestre (cuja referência será a primeira matrícula efetivada na UFC), ou seja, não pode estar com a matrícula inativa, trancada ou irregular.
» Ter disponibilidade mínima de 12 (doze) horas semanais para o programa ou projeto.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar na condição de matrícula especial.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar em regime de internato.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter excedido o limite máximo de 1 (uma) reprovação durante o semestre letivo de 2019/2 e, igualmente, não poderá exceder o mesmo limite no semestre letivo 2020/1.
» O(A) aluno(a) NÃO DEVE possuir no período de vigência da bolsa: qualquer tipo ou fonte de financiamento da UFC (outra bolsa), vínculo empregatício na UFC, estágio não obrigatório ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter sido contemplados(as) com bolsa na SecultArt/UFC referente ao mesmo programa ou projeto de extensão ativo na Prex.

ATENÇÃO
O(A) bolsista selecionado(a) que, durante a vigência da bolsa de extensão, deixar de atender algum dos critérios expostos acima deverá comunicar o fato IMEDIATAMENTE a(o) Coordenador(a) da ação em que atua sob pena de responder, junto aos órgãos de controle da UFC, por recebimento irregular de bolsa, com vistas a eventual ressarcimento. O(A) Coordenador(a) formalizará a desistência do(a) bolsista, via SEI, junto à coordenadoria setorial Prex.


[4.1] FORMULÁRIO: Termo de Compromisso – em 1 via já assinada pelo(a) Coordenador(a) do Programa/Projeto e pelo(a) próprio(a) estudante. Visando a sustentabilidade, estimula-se a impressão frente e verso. Caso solicitada pelo(a) bolsista, poderá ser providenciada uma fotocópia para o(a) mesmo(a) após a assinatura da Pró-Reitora de Extensão.

OBSERVAÇÕES:
♦ Quando houver substituição de bolsista, deve-se ajustar a cláusula décima oitava quanto ao prazo de vigência da bolsa e a data da assinatura.
♦ O termo deverá ser assinado com caneta azul e são vedadas assinaturas digitalizadas.
♦ Os formulários ‘Cadastro de Bolsista’, ‘Declaração de Disponibilidade do(a) Estudante’ e ‘Plano de Trabalho’ foram aglutinados no ‘Termo de Compromisso’ supra.


* Em caso de desistência do(a) Bolsista anterior: 
Os procedimentos a serem adotados estão nessa postagem.


[4.2] DOCUMENTOS:

♦ Cópia do RG
♦ Cópia do CPF
♦ Histórico Escolar atualizado – o que pode ser impresso via Sigaa.
♦ Comprovante bancário de conta corrente para o recebimento da bolsa. Pode ser a cópia do cartão bancário com os dados.
Obs.: o(a) estudante deve ser o(a) titular da conta, e esta NÃO PODE SER CONTA POUPANÇA DE BANCOS COMUNS e NEM CONTA CORRENTE/POUPANÇA DE BANCOS DIGITAIS, excetuando-se contas correntes do Banco Inter.

 

5 – SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA

No menu à esquerda clicar no item “Bolsas de Extensão” e, na tela à direita, clicar na opção “Substituição de Bolsista”.

 

6 – PROCEDIMENTO MENSAL PARA ENVIO DA FREQUÊNCIA DE TODOS OS BOLSISTAS

A partir de então, sendo aprovada a Bolsa para o(a) estudante, será de responsabilidade do(a) Coordenador(a) Extensionista enviar a Frequência Mensal para a Coordenadoria Setorial/Prex relacionada à sua ação, via SEI, conforme explicado nesse link.

 

7 – PLANILHA PARA CONTROLE DA FREQUÊNCIA DOS BOLSISTA

O formulário a seguir é SOMENTE UMA SUGESTÃO para uso no âmbito das ações extensionistas: Controle de Frequência de Bolsistas

Exibir: subpáginas.