Português

Avanços da Prex de agosto/2019 a julho/2020 e ações relacionadas à Pandemia

5 de agosto de 2020
Fachada da Prex

#PraCegoVer #PraTodosVerem – Descrição: fachada da sede da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (Foto: K. Clark)

Desde seu início, em 31 de janeiro de 1969, a Prex tem buscado trabalhar com excelência, melhorando seus processos, a fim de continuamente ampliar seu escopo de ação.
Fazendo um levantamento dos avanços conquistados nos últimos 12 meses, pode-se destacar o esforço da Equipe da Prex no aprimoramento da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, de seus fluxos de trabalho, de sua aproximação dos públicos extensionistas, e nas iniciativas de maior projeção de suas atividades.

Também destaca-se, a partir de março deste ano, as iniciativas focadas no enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Em relação aos aspectos citados, podemos elencar o que se segue.

1) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão:

Em articulação direta com a Pró-Reitoria de Graduação/UFC, foram definidos requisitos e estratégias para implantação da Curricularização nos cursos de graduação da UFC. Neste sentido, a Prex tem realizado capacitações sobre Curricularização nos campi da capital e do interior. Objetiva-se facilitar e ampliar a implementação da curricularização da extensão universitária prevista nas novas Propostas Pedagógicas dos cursos de graduação da UFC.

Capa do Volume 2, Edição 18, da Revista Extensão em Ação. A arte tem fundo azul marinho mesclado com triângulos em tons mais claros de azul e amarelo. Tem também a lista das oito áreas temáticas de Extensão.

#PraCegoVer #PraTodosVerem – Descrição: capa do Volume 2, Edição 18, da Revista Extensão em Ação. A arte tem fundo azul marinho mesclado com triângulos em tons mais claros de azul e amarelo. Tem também a lista das oito áreas temáticas de Extensão.

No elo com a pesquisa acadêmica, a Revista Extensão em Ação publicou a Edição 18, volume 2 de 2019, e já trabalha nas últimas etapas para o lançamento do volume 1 de 2020. Dentre as principais iniciativas, a equipe editorial realizou uma força-tarefa para analisar mais de 50 artigos que estão em fluxo editorial atualizado. A Revista também trabalhou em na nova Política Editorial que visa publicar trabalhos mais qualificados o que impactará em melhoria da classificação da base Qualis Periódicos e possibilitará expandir o registro em indexadores. Reforçando a busca pela qualificação, a Revista realizou uma Chamada Pública, em âmbito nacional, para editores de seção por área temática de extensão e, ainda, tem realizado ampla divulgação da Revista nos meios vinculados à Rede Nacional de Extensão (Renex) e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

Na questão do ensino, as atividades de estágio são vitais para o aprendizado profissional dos estudantes da UFC. Nesta perspectiva, foram homologados 6.943 Termos de Compromissos de Estágio e 315 novos convênios para fins de estágio foram celebrados.

Em todos os anos, um evento muito especial que alinha os eixos ensino, pesquisa e extensão são os Encontros Universitários. Neste sentido, foi realizado o XXVIII Encontro de Extensão (referente ao ano de 2019) no formato remoto, durante os Encontros Universitários da UFC 2019. No encontro extensionista, foram inscritos 843 trabalhos. Também foi realizado, no mesmo período, o III Encontro de Estágio (referente ao ano de 2019) no formato remoto, onde foram inscritos cerca de 900 trabalhos.

Banner que tem no topo, à esquerda, o logotipo da UFC Prex acrescentado do ano 2020. À direita tem a ilustração de um notebook cuja tela informa "Webinários sobre o Registro das Ações Extensionistas no SIGAA Extensão". À esquerda e abaixo tem as datas e horário das reuniões online dirigidas ao CH (7.agosto), FEAAC (12.agosto), FADIR (14.agosto) e FACED (19.agosto) - todas às 10 horas. Há a informação de que a leitura prévia deve ser no link www.prex.ufc.br/pt/registro e abaixo tem os dizeres "a Equipe da Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica esclarecerá todas as dúvidas quanto ao Registro das Ações Extensionistas. Contato: benfica@prex.ufc.br".

#PraCegoVer #PraTodosVerem – Banner que tem no topo, à esquerda, o logotipo da UFC Prex acrescentado do ano 2020. À direita tem a ilustração de um notebook cuja tela informa “Webinários sobre o Registro das Ações Extensionistas no SIGAA Extensão”. À esquerda e abaixo tem as datas e horário das reuniões online dirigidas ao CH (7.agosto), FEAAC (12.agosto), FADIR (14.agosto) e FACED (19.agosto) – todas às 10 horas. Há a informação de que a leitura prévia deve ser no link www.prex.ufc.br/pt/registro e abaixo tem os dizeres “a Equipe da Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica esclarecerá todas as dúvidas quanto ao Registro das Ações Extensionistas. Contato: benfica@prex.ufc.br”.

2) Em relação aos fluxos de trabalho:

Visando adequar a Prex aos desafios que a realidade apresenta no exercício da extensão universitária, foi iniciado o processo de reestruturação organizacional que tem como propósito aumentar a sua capacidade para atender as novas demandas da comunidade acadêmica.

Com o imprescindível apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação, visando também a operacionalidade da Curricularização Extensionista dos cursos de graduação, a Prex está utilizando o SIGAA Extensão, um módulo robusto que facilita o gerenciamento de todas os dados das ações extensionistas. Inclusive, as Coordenadorias Setoriais/Prex têm realizado uma série de webinários no sentido de informar sobre a migração do SEI para o SIGAA e capacitar as equipes de extensão sobre o novo sistema.

Com o intuito de proporcionar celeridade e eficiência às avaliações do Programa de Seleção de Bolsas de Extensão 2020, foram realizadas cerca de 2.800 avaliações on-line para escolha das ações extensionistas que seriam contempladas com bolsa, visando um processo justo para a distribuição das 650 bolsas dirigidas à Extensão da UFC.

3) Aproximação dos públicos extensionistas e iniciativas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus:

Neste ano de 2020, foi disponibilizado o canal de atendimento via Whatsapp Business do número de telefone institucional da Coordenadoria de Extensão do Campus do Porangabuçu/Prex.

Foto da testagem referente à Covid-19. Os técnicos Gerson Pereira (à esquerda, no manejo dos equipamentos) e Socorro Guedes (no registro) estão atendendo os discentes, docentes, técnicos e terceirizados da UFC.

#PraCegoVer #PraTodosVerem – Descrição: Foto da testagem referente à Covid-19. Os técnicos Gerson Pereira (à esquerda, no manejo dos equipamentos) e Socorro Guedes (no registro) estão atendendo os discentes, docentes, técnicos e terceirizados da UFC.

Com vistas aos desafios da presente pandemia, e objetivando instruções práticas para a população e outros serviços, a Prex:
mapeou 64 ações de extensão que estão atuando no enfrentamento e combate à COVID-19 [vide neste link], propondo, quando propício, alguns ajustes de execução;
tem realizado a aplicação do teste rápido de detecção do novo coronavírus (Covid-19) em estudantes, docentes, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados da UFC;
elaborou de plano de contingência para manutenção do atendimento remoto da Prex, inclusive CdFam e Agência de Estágio, durante o período de distanciamento social, seguido de plano de retorno às atividades presenciais; e
elaborou a Proposta Pedagógica de Emergência (PPE) das Casas de Cultura visando a retomada dos cursos de extensão.

Para melhor servir a população do entorno do Campus do Pici, e como fruto de um Termo de Acordo de Cooperação firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e a UFC, foi iniciada a reforma e ampliação da estrutura predial da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CdFam)/Prex para instalação de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Visando atender a comunidade local do Bairro Bom Jardim, por meio das ações de extensão, a Prex participou da Negociação do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Bom Jardim. Também foi articulado o termo de Cooperação com Universidades de Luanda, em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer)/UFC, referente ao Projeto Colcha de Retalhos, que atua no Bom Jardim.

4) Iniciativas de maior projeção de suas atividades:

Sob o olhar extensionista, e visando fortalecer a cultura da inovação e empreendedorismo, as ações de extensão foram inseridas no Condomínio da Inovação e Parque Tecnológico – PARTEC.

Com o objetivo de fortalecer a Rede de Empresas Juniores da UFC, a Prex está conduzindo o processo de aprovação da resolução que regulamentará a criação e manutenção dessas empresas juniores na UFC, permitindo uma atuação mais efetiva junto a seus clientes.

A Prex está presente na Representação da UFC junto à Câmara Setorial de Turismo e Eventos.

Por meio do site e das redes sociais do Projeto Divulgando a Extensão (extensaoufc.wordpress.com), a Prex publicou 30 matérias sobre as diversas ações de extensão da UFC.


Concluindo, pode-se afirmar que a Extensão da UFC tem alçado voos cada vez maiores, e ainda que enfrente desafios relacionados ao tamanho de sua Equipe, esta tem se desdobrado para manter e ampliar o volume de atividades para a comunidade acadêmica e para a sociedade cearense em geral.

Fonte: Profª. Elizabeth De Francesco Daher, Pró-Reitora de Extensão da UFC