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Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

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Artigos selecionados do XXVI Encontro de Extensão que foram publicados na Revista Extensão em Ação

Data de publicação: 12 de janeiro de 2018. Categoria: Notícias, Notícias da Prex, Revista PREX
Editora-Chefe da Revista Extensão em Ação, Beatriz Gondim Matos, e Editor-Gerente Múcio Chagas na sala da Revista Eletrônica Extensão em Ação, 11 janeiro 2017

Editora-Chefe da Revista Extensão em Ação, Beatriz Gondim Matos, e Editor-Gerente Múcio Chagas na sala da Revista Eletrônica Extensão em Ação, em 11 jan. 2017

 

É com muita satisfação que a Prex, por meio da Equipe da Revista Eletrônica “Extensão em Ação”, divulga abaixo os trabalhos selecionados e publicados em seu periódico, conforme requisitos estabelecidos pelos Editais nº 05, 06 e 07/2017-Prex.

Conforme regulamentado por esses editais, os projetos a seguir terão garantidos pelo menos uma bolsa na seleção de bolsas de extensão do presente ano.

Oportunamente será divulgado o dia, horário e local da solenidade de premiação desses artigos.

 

Área: ARTE E CULTURA

1. Artigo: IDENTIFICAÇÃO E IMAGEM: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DO SERIADO BLACK MIRROR

Autores: Priscila Hadassa Rabelo Gomes, Graduanda em Psicologia/UFC, priscillahadassa@gmail.com; Caciana Linhares Pereira, Coordenadora do Projeto, cacianalinhares@gmail.com; e Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza, Graduando em Psicologia/UFC, liperamalheiro@hotmail.com.

Projeto de Extensão: Cine Freud, Cultura e Arte

Resumo: Partindo do pressuposto de que a arte testemunha o espírito de um tempo, o artigo faz uma breve exposição dos conceitos de identificação e imagem, articulando-os ao episódio Urso Branco (2013), do aclamado seriado Black Mirror e exibido no Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte em 2017.1. A metodologia ordenou-se pela análise do episódio, pelos elementos focalizados no debate e pela pesquisa bibliográfica. A hipótese levantada é a de que o episódio expõe o apelo à imagem presente no atual funcionamento social. Deste apelo, falamos de seus desdobramentos e daquilo que nos remete à lógica de funcionamento do mito. Observamos que a crítica debordiana em torno da noção do “histórico” pode articular-se a aspectos da proposição ética da psicanálise em sua relação com a emergência do sujeito. O sujeito, aqui, situa-se numa zona de ruptura frente à lógica especular, apontando para o caráter irredutível da alteridade.

 

Área: COMUNICAÇÃO

2. Artigo: A INDEXAÇÃO DAS REVISTAS DE EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

Autores: Teresa Clara Felismino Landim, Graduanda em Biblioteconomia/UFC, claralandim12@gmail.com; Beatriz Gondim Matos, Coordenadora do Projeto, gm.beatriz@gmail.com; e Roberto Múcio Vieira Chagas, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, muciochagas@gmail.com.

Projeto de Extensão: Revista Eletrônica Extensão em Ação

Resumo: A proposta deste trabalho foi realizar uma investigação acerca das revistas de extensão universitária no Brasil, a fim de observar questões relativas ao processo de indexação desses periódicos em bases de dados científicas, relacionando esse tema com a necessidade de divulgação das informações neles contidas. A importância dessa pesquisa se justifica devido à desinformação que existe com relação ao objetivo real das ações extensionistas, que muitas vezes são postas como atividades designadas apenas a preencher carga horária do docente responsável ou como mero mecanismo de viabilização de pesquisas piloto, ao invés de promoverem a interação entre a universidade e a comunidade que a cerca, como determina o Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação e Cultura (BRASIL, 2000). As revistas de extensão surgem como uma ferramenta capaz de combater esse pensamento equivocado, promovendo a interação com a comunidade, e mostrando que as atividades de extensão são capazes de transformar a realidade social para melhor, caso sejam praticadas da maneira correta. Com relação aos procedimentos metodológicos, para a realização do estudo foi feita uma pesquisa de natureza exploratória a partir de dados secundários. Realizou-se uma busca por revistas de extensão brasileiras, utilizando como critério de seleção o cumprimento da periodicidade. Chegou-se a um total de 44 títulos, dentre os quais 28 mantém a regularidade das publicações. Porém, das 30 revistas selecionadas, apenas 8 são indexadas em alguma base. A partir desse resultado, percebe-se a necessidade de um aprimorando e envolvimento do corpo editorial dos periódicos em busca da indexação em bases de dados, aumentando com isso o alcance das publicações.

 

Área: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

3. Artigo: Assessoria Jurídica Universitária e Moradia: o Caso da Vila Vicentina

Autores: Thamira Reis Santana Neves, graduanda em Direito/UFC, thamirareissn@gmail.com; Bruno de Souza Oliveira, graduando em Direito/UFC, bdesousaoliveira@gmail.com; e André Vasconcelos Ferreira, Coordenador do projeto, vf.andre@gmail.com.

Projeto de Extensão: Acompanhamento e Controle Social da Política Urbana em Fortaleza

Resumo: O presente trabalho busca demonstrar, a partir da atuação do projeto “Acompanhamento e Controle Social da Política Urbana de Fortaleza” no caso da Vila Vicentina da Estância, alguns aspectos práticos e teóricos da Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP), diferenciando-a da extensão tradicional. O projeto, vinculado ao programa Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU), travou contato com a comunidade a partir do episódio da demolição de diversas casas ocorrido no local de forma ilegal no fim de 2016. A atuação do projeto tem como ponto de partida a compreensão de que tal episódio insere-se num contexto amplo de fragilidade na implementação dos instrumentos de política urbana. É nesse contexto que o projetou buscou incidir junto à comunidade, realizando atividades formativas, acompanhando os diversos espaços de denúncia das ilegalidades cometidas e organizando, dentro da Faculdade, momentos de discussão sobre temas ligados ao Direito à Cidade.

 

Área: EDUCAÇÃO

4. Artigo: DOCÊNCIA E EXTENSÃO: PROJETO “CAMINHOS DO SABER EM SECRETARIADO EXECUTIVO”

Autores: Romana Fátima Rodrigues de Sousa, Graduanda em Secretariado Executivo/UFC, romanafatimasousa@yahoo.com.br; Conceição de Maria Pinheiro Barros, Coordenadora do Projeto, conceicaompb@ufc.br; e José Cardoso Agostinho Filho, Graduando em Secretariado Executivo/UFC, cardosotecateneu@gmail.com.

Projeto de Extensão: Nepes – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo

Resumo: A extensão possibilita a troca de valores e integração entre a comunidade interna e externa, de modo que ambas sejam beneficiadas no processo de ensino aprendizagem e possibilita qualidade na formação acadêmica. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino desenvolvida por estudantes de Secretariado Executivo no projeto de extensão “Caminhos do saber em Secretariado Executivo”, promovendo aulas sobre a área secretarial para a comunidade externa em parceria com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, no âmbito do programa de extensão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de narrativa escrita, com a participação de quatro voluntários. Inferiu-se que a participação dos discentes nesse projeto oportunizou a relação teoria e prática acerca de temas relacionados à sua formação, bem como acerca da docência como área de atuação.

 

Área: SAÚDE

5. Artigo: PLANTÃO PSICOLÓGICO: ACOLHIMENTO E ESCUTA NA CLÍNICA ESCOLA DA UFC

Autores: Isadora Luciana Furtado Borges, Graduanda em Psicologia/UFC, isadorafurtadoborges@hotmail.com; Liliana de Sousa Brito, Graduanda em Psicologia/UFC, Graduanda em Psicologia/UFC, lilianasbrito@gmail.com; e Jurema Barros Dantas, Coordenadora do Projeto, juremabdantas@gmail.com.

Projeto de Extensão: Plantão Psicológico: Ampliando possibilidades de escuta 

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o plantão psicológico em curso desde 2015 na Clínica Escola da UFC, voltado a oferecer serviços psicológicos a população em geral com estagiários e extensionistas, servindo, sobretudo, como espaço de acolhimento e de informações, auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional e um maior esclarecimento sobre sua realidade social. Nestes dois anos de atendimento o projeto acolheu em ações psicológicas e multiprofissionais quase dois mil usuários. Estudo de caráter qualitativo com a participação de 1.710 pessoas atendidas no período estudado. Os resultados mostram que o plantão psicológico corrobora para o caráter transdisciplinar da Clínica Escola; oferece possibilidade de formação profissional abrangente aos discentes do curso de Psicologia da UFC; estabelece parcerias com demais universidades no Estado do Ceará articulando a rede de serviços de saúde; promove eventos e trocas de experiências sobre o Plantão Psicológico e suas possibilidades de atuação e, por fim, vem se tornando referência de ação e intervenção no Estado do Ceará, levando o saber universitário para a experiência extra muros e com a comunidade local. Conclui-se que tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade geral beneficiam-se pela consolidação dessa modalidade de atenção, que amplia os modos de fazer da clínica psicológica tradicional, na Universidade Federal do Ceará.

 

Área: TECNOLOGIA

6. Artigo: USO DE TICs: Experiência a partir da Extensão Universitária

Autores: Dayane Cristine Sousa Santiago, Graduanda de Fisioterapia/UFC, santiagodayane7@gmail.com, Bernardo Diniz Coutinho, Coordenador do Projeto, bdinizcoutinho@yahoo.com.br; e Andrea Soares Rocha da Silva, Professora do Curso de Fisioterapia, andreasrs07@gmail.com.

Projeto de Extensão: Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – GAIPA

Resumo: A relação estabelecida entre o profissional de saúde e o paciente influencia diretamente na adesão terapêutica, no que se refere ao grau de concordância entre o comportamento do paciente e as prescrições da equipe de saúde. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem um conjunto de ferramentas integradas entre si, que favorecem o aumento da interatividade, proporcionando através das mídias e redes sociais uma otimização da interação entre profissionais, pacientes, e redes de serviços em saúde. O estudo descreve a experiência do projeto de extensão Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA) do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará com a implantação e uso das TIC complementando sua estratégia de abordagem a comunidade. O estudo possui abordagem qualitativa e características descritivas, os dados foram coletados em junho de 2017. A implementação e uso das TIC como complemento das práticas em saúde apresentou efetiva melhora no processo de integração-interação entre comunidade e equipe de saúde.

 

Área: TRABALHO

7. Artigo: FORMALIZAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E SUA APLICAÇÃO NAS FEIRAS MÓVEIS DE FORTALEZA

Autoras: Iasmym Pereira Soares, Graduanda de Contablidade/UFC, iasmym.pereira@hotmail.com; Lara Capelo Cavalcante, Coordenadora do Projeto, laracapelo@hotmail.com; e Kilvia Souza Ferreira, Professora Adjunta e membro integrante do projeto/UFC, kilviasf@yahoo.com.br.

Projeto de Extensão: Feiras Móveis em Fortaleza: Microempreendedor Individual e o Fenômeno da Informalidade no Comércio de Rua

Resumo:  Transmitido entre gerações, o trabalho nas feiras móveis resiste às mudanças socioeconômicas do capitalismo, sendo uma alternativa de consumo e geração de emprego e renda. Entretanto, muitos feirantes não possuem a devida regulamentação previdenciária, deixando de obter diversos benefícios sociais. Nesse âmbito, o presente artigo extensionista é multidisciplinar, interligando atividade jurídica, contábil e sociológica sobre o Direito Previdenciário e sua relação com a formalização das relações de trabalho apresentadas nas feiras móveis dos bairros Cidade 2000 e Praia do Futuro, em Fortaleza. Objetivase compreender a visão nativa dos feirantes acerca da importância do pagamento de contribuição previdenciária, traçando-se um paralelo entre a regulamentação da previdência na categoria de contribuintes autônomos e a realidade exibida em campo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e investigação etnográfica sobre as classificações previdenciárias legais, assim como o nível de conhecimento das mesmas, apresentando os direitos e deveres referentes à sua formalização. Possibilitou-se maior disseminação de informações sobre os benefícios previdenciários provenientes da formalização.

 

A Pró-Reitoria de Extensão manifesta, em nome de seus Editores, os especiais agradecimentos aos que se submeteram a esse processo de seleção, os quais contribuíram para o fortalecimento da missão deste periódico em disseminar e promover novos conhecimentos na área da extensão.

 

Fonte: Beatriz Gondim Matos, Editora-Chefe da Revista Extensão em Ação, revista@prex.ufc.br / (85) 3366-7459

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