VIVA – Vivência Interativa entre Vida Universitária e Alunos
PLANO DE ENSINO DE AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADES DE SABERES (ACCS)
1. Identificação
1.1. Unidade de lotação do(a) proponente: Diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
1.2. Curso: Ciências Contábeis
1.3. Nome da ACCS: VIVA – Vivência Interativa entre Vida Universitária e Alunos
1.4. Carga Horária: 16h semanais
1.5. Docentes da equipe de trabalho: Jhéssica Luara Alves de Lima e Ana Geórgia Santos Donato Alves.
2. Ementa
A ACCS é vinculada ao projeto “CAAB nas Escolas” que busca promover o diálogo entre o ensino jurídico e a realidade social de jovens da rede pública de Fortaleza. Por meio de visitas a escolas, o projeto levará debates sobre direitos fundamentais, cidadania, políticas públicas e educação democrática, aproximando o conhecimento jurídico das vivências estudantis. O objetivo é fomentar o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e a construção de saberes coletivos em espaços educativos periféricos.
3. Metodologia de Ensino pela Extensão
Delineamentos do projeto
O projeto será realizado em escolas públicas de Fortaleza, especialmente naquelas localizadas em bairros periféricos e com maior vulnerabilidade social. O público-alvo são estudantes do ensino médio e, eventualmente, do ensino médio. As atividades ocorrerão em quatro etapas: mapeamento e contato com as escolas, planejamento das oficinas, realização das visitas e acompanhamento posterior. As oficinas abordarão temas como cidadania, direitos fundamentais e justiça, utilizando linguagem acessível e métodos participativos. As reuniões de preparação ocorrerão na Faculdade de Direito da UFC, e serão utilizados também meios digitais para organização e registro das ações.
Infraestrutura
Serão utilizadas salas da Faculdade de economia, administração, atuária e contabilidade da UFC para os momentos de preparação e planejamento, bem como os espaços físicos das escolas públicas parceiras. O projeto poderá utilizar também ferramentas digitais para elaboração e divulgação de conteúdos, incluindo redes sociais do CAAB e plataformas de reunião online quando necessário.
Publicidade
A divulgação será feita via redes sociais do CAAB, informes institucionais da FEAAC/UFC e por meio de apresentação nos Encontros Universitários da UFC. O projeto também prevê registro audiovisual das atividades e produção de relatórios para avaliação institucional.
4. Avaliação
Por meio da ACCS – VIVA – Vivência Interativa entre Vida Universitária e Alunos) Serão utilizados dois instrumentos de avaliação dos alunos participantes, com foco nas competências propostas e nas atividades desenvolvidas.
1. Avaliação de Participação e Envolvimento
Critérios Avaliados:
Presença e pontualidade nas reuniões e visitas.
Participação no planejamento das atividades.
Colaboração e trabalho em equipe.
Proatividade nas ações com as escolas.
Avaliação dos diretores do projeto.
Instrumento: Planilha de acompanhamento + Avaliação semestral (feito por diretores projeto)
2. Avaliação de Impacto e Produção
Critérios Avaliados:
Qualidade das intervenções educativas desenvolvidas (textos, posts, vídeos, etc.).
Capacidade de comunicação com o público-alvo.
Criatividade e sensibilidade na abordagem de temas sociais.
Desenvolvimento pessoal e formação cidadã do discente.
Entrega de relatório autoavaliativo ao final do semestre.
Instrumento: Relatório reflexivo individual a ser entregue ao final do projeto, onde o discente relata as experiências vividas e o impacto que as atividades tiveram em sua formação. Notas de 1 a 5.
5. Cursos incluídos
Carga Horária
Ciências Contábeis
Administração
Finanças
Ciências Atuariais
Economia
Secretariado Executivo
4h semanais
6. Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jun. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 30. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.
1) Esse formulário deverá ser anexado à proposta de ACSS cadastrada no SIGAA.
2) A ACCS é cadastrada uma vez, podendo ser renovada pelo proponente quando necessário e somente após a conclusão de ACCS em curso. A alteração deverá ser realizada por meio de renovação no SIGAA. Solicite orientações à CACE se necessário.
3) A proposta é vinculada a um(a) coordenador(a) proponente. Em caso de mudança de coordenador(a) da ACCS, deverá ser solicitada a troca por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/bKmTyWMdzq6ZrW
4) A ACCS pode ser cadastrada a qualquer tempo, mas sua oferta em um dado semestre fica condicionada ao Edital lançado pela Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão da Pró-reitoria de Extensão periodicamente.