Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Trilhas ecológicas do estuário do rio Pacoti: observando a biota do manguezal

 

No Ceará, os campos de mangue representam grandes áreas litorâneas e possuem grande importância ecológica e socio-ambiental. O rio Pacoti é um dos principais representantes dos recursos hídricos do Ceará e o maior dos cursos d’água que atravessam a região metropolitana de Fortaleza. Seu estuário apresenta uma extensa área de manguezal, a qual sofre uma forte pressão antrópica. A Educação Ambiental é um instrumento que pode gerar mudança de atitudes, e tem a finalidade de preparar o indivíduo e a sociedade para realizar ações de desenvolvimento sustentável, como resposta aos desafios do mundo globalizado.
 

As trilhas ecológicas são capazes de proporcionar aprendizado e sensibilização, ao promover o contato direto com o meio ambiente. Neste contexto, o projeto de extensão Trilhas Ecológicas do estuário do Rio Pacoti, o promove visitas orientadas, ao longo da área do CEAC, dentro da APA do rio Pacoti, considerando os diferentes ambientes (mata de tabuleiro, apicum e manguezal) e pontos potenciais para a observação da fauna e da flora, a fim de proporcionar o acesso guiado e sensibilizar os visitantes sobre as questões ambientais e propondo mudanças no modo como as pessoas pensam e avaliam a sua relação com o ambiente, em especial os manguezais. Atualmente, a trilha ecológica do estuário do rio Pacoti apresenta 2500 m de extensão total, compreendo o trecho de 840m da trilha inicial, demarcada em 2016, e duas novas rotas que a ampliam para 1300m e 2500m indo até a área de estudo do PELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa Semiárida Brasileira). Essas novas rotas foram demarcadas em 2022.
 

Para o ano de 2023, foram previstas as seguintes atividades: (1) realizar o V CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS para alunos de graduação, para que atuem como guias nas visitas à trilha, (2 ) Promover as visitas à trilha ecológica com os visitantes do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), (3) Aplicar um questionário de avaliação junto aos visitantes, a fim de garantir um constante aperfeiçoamento do projeto; (3) promover o crescimento progressivo no engajamento na rede social do projeto, fomentando a divulgação científica e as atividades do projeto. Enfim, toda a ambientação e propósito do projeto fundamenta-se na integração de atividades que contribuam para a formação de uma consciência ambiental, cidadã e que aproxime a sociedade das questões ambientais em defesa do ecossistema manguezal.
 
 
 
 
 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo