Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Combatendo Injustiças Sociais a partir de uma Comunidade de Saberes entre Professores(as)-Pesquisadores(as)

 

Este programa tem como objetivo configurar uma comunidade de saberes — engajada de modo permanente no combate às injustiças sociais — entre os/as agentes envolvidos/as nas ações extensionistas junto a estudantes de escolas públicas, professores/as de escolas públicas e estudantes de licenciaturas. Tem havido um reconhecimento crescente de que os coletivos sociais, como as comunidades de saberes, apoiam a aprendizagem dos/as professores/as e aprimoram a prática docente. Concomitantemente, há poucas ações extensionistas e intervenções baseadas em pesquisas sobre como essas comunidades se formam, sustentam-se ao longo do tempo, criam saberes interdisciplinares, práticas interprofissionais e transformam a vida profissional de seus/as participantes. Abordamos essas lacunas neste programa de extensão — Combatendo Injustiças Sociais a partir de uma Comunidade de Saberes entre Professores/as-Pesquisadores/as —, recorrendo à metodologia de autoestudo para estruturar as intervenções e reflexões críticas sobre as experiências dos/as agentes participantes. Como parte do programa, o projeto fundamenta-se nas intervenções compartilhadas por um grupo autônomo de professores/as-pesquisadores/as que constituíram sua própria comunidade de saberes desde 2005. Por meio da noção de amizade crítica, uma lente de pensamento da complexidade guiará a reflexão compartilhada sobre a experiência de cada agente nessa comunidade de saberes, considerando como as conexões relacionais, as forças afetivas, as oportunidades de ação e as capacidades proativas são continuamente reconfiguradas na natureza coletiva da comunidade.
 

Ao longo do projeto, discutiremos tanto a facilitação quanto o cultivo de processos colaborativos de longo prazo em direção a uma perspectiva complexa, crítica e socialmente justa da formação interprofissional e interdisciplinar dos/as agentes envolvidos/as. As unidades acadêmicas participantes — Instituto de Educação Física e Esportes, Departamento de Ciências do Solo e Núcleo de Desenvolvimento da Criança — poderão ser ampliadas no decorrer do projeto, à medida que realizarmos a intervenção de modo colaborativo com os/as agentes. Além das unidades acadêmicas, o projeto tem parceria com professores/as-pesquisadores/as de diferentes continentes, no âmbito da coordenação de extensão da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT).
 

O plano de trabalho abrange ações extensionistas vinculadas à escolarização, bem como cursos de graduação e pós-graduação da UFC. O público alvo consiste em estudantes de escolas públicas, professores/as de escolas públicas e estudantes de licenciaturas. O foco está no combate às injustiças sociais identificadas criticamente pelos/as agentes, utilizando a técnica de incidentes críticos. Como resultado, esperamos visibilizar as injustiças sociais e combatê-las por meio de ações extensionistas sistemáticas. Observações — 1.Sobre a especificidade, complexidade e relevância do programa de extensão — Este é um programa novo que terá, ainda este ano, dois projetos vinculados, novos, e três ações de extensão, também novas, ainda a serem definidas. Porém, o sistema só permite vincular projetos e ações pré-existentes na proposta. O item do formulário sobre as vinculações não permite incluir comentários. 2.Em relação à fonte de financiamento externo — As taxas serão captadas diretamente pelo projeto. O valor da contrapartida da instituição parceira (ISATT) independente das taxas.
 

A instituição parceira contribuirá com 6.000 libras, valor equivalente a 42.000 reais, que foi o valor lançado no formulário. Além desse valor, também haverá captação de taxas; por exemplo, no evento internacional previsto para setembro haverá pagamento de inscrições. 3.Sobre os objetivos e a descrição das atividades para o programa com duração de 1/3/24 a 31/12/26 — Foi lançado o objetivo geral, que contempla o foco do programa, e apenas um objetivo específico associado ao evento internacional. Os demais objetivos específicos serão elaborados em conjunto com os/as participantes do programa, bolsistas e agentes UFC. Esses objetivos não estão pré-definidos porque dependem das características — interprofissionalidade e interdisciplinaridade — dos cursos de origem dos/as participantes.
 
 
 
 
 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo