Saúde Mental na Escola: ensino-aprendizagem no ambiente escolar
Objetivo Geral: O projeto tem como intuito a promoção de trocas de saberes sobre saúde mental e bem-estar no ambiente escolar, de forma horizontal, com os professores e gestores, em prol de potencializar a construção de uma instituição educacional com maior preparo para lidar com questões de saúde mental, visando não só a prevenção de adoecimentos psíquicos, mas também o desenvolvimento da escola como um espaço de promoção de saúde, mesmo perante as adversidades presentes no contexto de vulnerabilidade social e subfinanciamento público a qual está inserida. Desse modo, alinhado com o objetivo da UFC de curricularização de projetos de extensão, permitir que alunos de graduação e os educadores possam fortalecer o seu conhecimento e, assim, promover a saúde psíquica dos estudantes da escola municipal Félix de Azevedo.
Objetivos Específicos:
– Promover a conscientização sobre o desenvolvimento infantil e juvenil saudável, com foco em aspectos emocionais e sociais.
– Capacitar professores acerca dos principais transtornos mentais que acometem a infância e adolescência.
– Valorizar e acolher a experiência e conhecimento dos educadores acerca da saúde mental na infância.
– Proporcionar aos estudantes de graduação o contato com a realidade escolar e as experiências ali vivenciadas pelos educadores.
– Estimular nos estudantes a prática de atividades educativas em saúde mental, ultrapassando as barreiras do aprendizado teórico.
– Promover capacitações de estudantes de graduação de Psicologia, Medicina, Enfermagem e Pedagogia sobre saúde mental das crianças e manejos de crises em ambiente escolar.
