GEPIA E A ECOLOGIA DE SABERES
O objetivo geral da proposta é oportunizar experiências interdisciplinares entre estudantes, profissionais e docentes de diferentes áreas de estudo, membros do GEPIA, e trocas de saberes com comunidades ribeirinhas de agricultoras e agricultores, além de pescadores(as), atingidas pela obra da Barragem de Fronteiras. A aprendizagem se torna significativa quando transpassa os muros dos prédios e proporciona aos discentes a concretização e aprimoramento de conceitos antes vagos, soltos e difíceis de compreensão. Quando esta quebra de fronteiras é realizada em grupo e, mais, quando congrega várias áreas de estudo, torna-se mais completa e dinâmica, propiciando uma evolução acadêmica, profissional e humana antes inimaginável.
Neste sentido, este projeto pretende, como objetivo específico, propiciar aos envolvidos um universo de habilidades e aprendizagens ausentes dentro do espaço físico de uma universidade. Além disso, ao avaliar a implantação de uma barragem hídrica e seus impactos socioambientais de maneira interdisciplinar, enquanto estudantes, buscando suprir ausências dos órgãos estatais, para que haja a esperada mitigação/compensação dos danos de forma satisfatória, como propõe o presente projeto, espera-se o aumento da empatia profissional no futuro, contribuindo-se para uma sociedade mais justa e igualitária.
O desenvolvimento de metodologias participativas, que valorizam o saber popular, deve proporcionar aos estudantes envolvidos a percepção que cada saber é precioso e precisa ser considerado na construção de uma sociedade. A cartografia social, por exemplo, dará a oportunidade aos atingidos de pôr em um mapa suas percepções sobre seu território, visibilizando aquilo que dão importância, fazendo com que se identifiquem com essa representação de seus lugares. A alimentação do software com os dados que foram gerados pelos ribeirinhos para a produção dos mapas sociais pretende gerar nos estudantes a noção da horizontalidade dos saberes, pois esta metodologia faz uso de saberes sociais e científicos.
