Circuito Jardim: Integração Interdisciplinar e Diálogo com Comunidades para Adaptação Climática e Preservação do Patrimônio Histórico
Promover a capacitação e conscientização ambiental das comunidades de saberes através da análise dos jardins do IAUD e do Centro Histórico de Aracati como objetos de estudo, estimulando a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e mapeamento do patrimônio para a criação de um circuito de salvaguarda do patrimônio cultural e edificado. A proposta visa alcançar transformações sociais significativas através da valorização de práticas sustentáveis, a preservação do patrimônio cultural e o fortalecimento do diálogo entre universidade, comunidades locais e outros atores sociais para fins de replicabilidade em diferentes territórios.
 
Objetivos Específicos
Utilizar os jardins do IAUD como ferramenta pedagógica para demonstrar e visualizar funções ambientais que podem ser incorporadas em práticas sustentáveis.
Capacitar comunidades locais e acadêmicas na aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), promovendo sua replicação em diferentes contextos.
Observar e documentar as práticas usuais das comunidades no Centro Histórico de Aracati, destacando sua relação com espaços livres e sua contribuição para o manejo hídrico e a composição ambiental.
Proteger e valorizar o patrimônio cultural edificado do Centro Histórico de Aracati, integrando-o como parte das estratégias de resiliência climática e desenvolvimento sustentável.
Promover a troca de saberes técnicos e tradicionais entre a universidade, a comunidade e demais stakeholders, fortalecendo laços colaborativos e ampliando a educação ambiental.
Identificar locais mais adequados para a implementação das Soluções baseadas na Natureza (SbN) indicando quais morfologias são mais adequadas para promover o desempenho térmico e o manejo hídrico das edificações e espaços livres no Centro Histórico de Aracati, considerando as condições climáticas locais e os desafios de alagamento.
Estimular práticas educativas e o engajamento comunitário voltados para a sustentabilidade, utilizando o jardim como modelo replicável.
Integrar conhecimentos de Arquitetura, Design, Engenharia e Fitotecnia por meio da Modelagem da Informação voltada à Paisagem (LIM), criando soluções interdisciplinares de impacto social e ambiental.
 
 
 
 
 
        