Download de modelo de edital para seleção de Agentes UFC de Extensão sugerido pela PREX
MODELO – Edital de seleção de Agentes UFC proposto pela PREX
AGENTES UFC DE EXTENSÃO
Os Programas e projetos aprovados selecionarão Agentes UFC de acordo com as determinações da Câmara de Extensão do CEPE. Todos os Agentes UFC estarão vinculados às ACCS, que buscam estimular que servidores(as)docentes, técnico-administrativos e estudantes dialoguem com comunidades para tornar as ações de extensão espaços-tempos de saberes.
Os componentes curriculares extensionistas terão algumas características comuns com os demais previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), no que diz respeito à integração de suas cargas horárias para integralização de seus currículos e término de sua formação inicial. Assim, é recomendável que na submissão das propostas sejam inclusas áreas de atuação, objetivos, conteúdos e habilidades alinhadas ao previsto nos PPCs e designados em suas cargas horárias para fins de creditação junto à Pró-Reitoria de Extensão.
Vale destacar, que essa orientação visa a integração entre ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares e interprofissionais e que tenham como objetivo a constituição de ações curriculares de ensino por extensão a estudantes de diferentes cursos da UFC com vistas à formação cidadã e à transformação social no desenvolvimento de suas funções como AGENTES UFC.
Veja a seguir as categorias de agentes em atividade. É importante destacar, ainda, que a elaboração das categorias é oriunda de demandas sociais apresentadas por comunidades de saberes e de grupos destinatários das atividades.
– Agentes UFC de Cidadania Urbana: estudantes que a partir de seu trabalho em Programas ou Projetos de Extensão aprovados em suas unidades e selecionados pela Câmara de Extensão do CEPE, aprenderão conteúdos, habilidades e atitudes necessários para a sua formação científica, como bacharéis, licenciados/as ou tecnólogos/as, previstos nos PPCs, com discriminação de horas e objetivos que alinhem o desenvolvimento das cidades às ações profissionais integradas em cada ação aprovada.
– Agentes UFC de Cidadania Agrária: estudantes da UFC que a partir de seu trabalho em Programas ou Projetos de Extensão aprovados em suas unidades e selecionados pela Câmara de Extensão do CEPE, aprenderão conteúdos, habilidades e atitudes necessários para a sua formação científica, como bacharéis, licenciados/as ou tecnólogos/as, previstos nos PPCs, com discriminação de horas e objetivos que alinhem a garantia da cidadania agrária e do bem viver aos homens e às mulheres do campo, povos e comunidades tradicionais, em suas lutas por terra e território, produção e preservação, ao desenvolvimento da consciência que estes sejam colocados em práticas nas ações profissionais integradas em cada ação aprovada.
– Agentes UFC de Proteção Social: estudantes da UFC inscritos em ações com objetivos de desenvolvimento da aprendizagem das profissões por meio do ensino por extensão. Assim, partir de suas atividades extensionistas, em Programas ou Projetos de Extensão aprovados em suas unidades e selecionados pela Câmara de Extensão do CEPE, aprenderão conteúdos, habilidades e atitudes necessários para a sua formação científica, como bacharéis, licenciados/as ou tecnólogos/as, previstos nos PPCs, com discriminação de horas e objetivos destinadas à atuação com a população que vive em situação de vulnerabilidade social.
– Agentes UFC de Cultura Oceânica: estudantes da UFC inscritos em ações com objetivos de desenvolvimento da aprendizagem das profissões por meio do ensino por extensão. Assim, a partir de suas atividades extensionistas, em Programas ou Projetos de Extensão aprovados em suas unidades e selecionados pela Câmara de Extensão do CEPE, aprenderão conteúdos e habilidades e atitudes necessárias para a sua formação científica, como bacharéis, licenciados/as ou tecnólogos/as, previstos nos PPCs, com discriminação de horas e objetivos que alinhem a garantia de adquiriram conhecimentos abrangentes sobre a cultura oceânica. Isso inclui compreensão aprofundada da biodiversidade marinha, a importância da preservação dos oceanos, questões ambientais relacionadas aos ecossistemas aquáticos, e o papel crucial dos oceanos na sustentabilidade global com a compreensão das interações entre os oceanos e o clima, impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos e costeiros, economia azul e povos do mar.
– Agentes UFC de Cultura Maker: estudantes da UFC, que a partir de suas atividades em ACCS, aprenderão conteúdos, habilidades e atitudes necessários para a sua formação científica, como bacharéis, licenciados/as ou tecnólogos/as, conforme previstos nos PPCs de seus cursos, de forma que compreendam desenvolvam a relação da sua área com a Educação Básica, dialogando com as comunidades de saberes do ambiente escolar, a fim de promover letramentos e desenvolver pensamento autônomo, criatividade e competências de comunicação, colaboração e habilidades técnicas, pautadas em pensamento crítico, na resolução de problemas, por meio de interação dialógica.