Curricularização na UFC
A Curricularização da Extensão na Universidade Federal do Ceará (UFC) é um processo que integra a extensão universitária à estrutura curricular dos cursos de graduação. Essa integração visa fortalecer a formação dos estudantes, proporcionando experiências práticas e conectando o conhecimento acadêmico às demandas sociais.
Na UFC, a curricularização da extensão nos cursos de graduação é disciplinada pela Resolução Nº 09/CEPE, de 12 de Abril de 2024 e suas alterações.
É necessário recordar que esse processo está além da redistribuição de carga horária nos cursos. É uma forma de estreitar ainda mais a integração entre o ensino e a extensão, de modo que a Extensão Universitária esteja presente nos processos de ensino-aprendizagem. Isso significa, ainda, que o projeto pedagógico dos cursos passa a considerar a Extensão também como um elemento que perpassa toda sua concepção e a concretização no documento, buscando compreender o caráter formativo na extensão e como ela pode colaborar com o percurso discente para sua formação profissional.
A curricularização ocorre por meio de componentes que permitem o crédito de atividades extensionistas, seja vinculado à carga horária de disciplinas (pela PROGRAD) ou por ações específicas de extensão creditadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Projetos, Programas ou Ações Curriculares em Comunidades de Saberes..
As formas de curricularização da extensão na UFC são:
1. Unidade Curricular Especial de Extensão (UCEE) – constituída de carga horária atribuída através de Programas e Projetos que identifiquem no seu planejamento a importância, o desenvolvimento e a avaliação de ações formativas de ensino de extensão.
2. Componentes Curriculares com Carga Horária de Extensão – Disciplinas que destinam carga horária para atividades de extensão.
3. Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS) – As ACCS, em particular, representam uma metodologia inovadora, pautada no aprendizado dialógico entre a comunidade acadêmica e as chamadas “comunidades de saberes”. As ACCS nascem a partir de demandas sociais e se destacam pelo protagonismo dos estudantes, que atuam como Agentes UFC de Extensão. Essa modalidade permite que extensionistas e comunidades troquem conhecimentos em um nível de igualdade, enfrentando juntos os desafios das desigualdades sociais e econômicas. Saiba mais sobre ACCS aqui.
Importante: as ações curriculares de extensão inseridas nos cursos de graduação deverão reforçar as diretrizes nacionais de extensão quais sejam: interdisciplinaridade, interprofissionalidade, interação dialógica com as comunidades de saberes, impacto na formação dos estudantes, transformação da sociedade e indissociabilidade do ensino com a pesquisa e a extensão.
A Curricularização da Extensão, em suas diversas formas, contribui para uma formação mais conectada à realidade social, ampliando o aprendizado em múltiplos contextos e favorecendo o desenvolvimento de competências que visam à transformação da sociedade e ao fortalecimento de processos educativos inovadores.
Para saber mais sobre as formas de curricularização acesse Orientações Para a Curricularização da Extensão.