Agentes UFC de Extensão
O Agente UFC de Extensão é uma figura inovadora na Universidade Federal do Ceará, representando um papel extensionista fundamental para estudantes envolvidos em Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS), Projetos (PJ) e Programas (PG) de Extensão aprovados pela PREX para curricularização.
A diferença entre o(a) agente e o(a) discente voluntário(a) das demais ações de Extensão consiste na natureza da ação da qual participa, em sua modalidade de seleção e ingresso e no acompanhamento de suas atividades para fins de creditação. Desse modo, o Agente é o discente que atua em Extensão que destaca seu caráter formativo. Caso sua atividade seja pontual e não busque formar por meio da Extensão, poderá participar como voluntário e sua creditação será somente em atividades complementares.
As categorias de Agentes UFC de Extensão foram criadas a partir de demandas sociais apresentadas por comunidades de saberes e de grupos destinatários das atividades. Essas categorias visam promover o desenvolvimento de habilidades práticas e sociais em diversas áreas. Caso um(a) coordenador(a) extensionista identifique demandas não abrangidas pelas categorias existentes, pode propor à PREX, por meio do e mail cace@prex.ufc.br.
Veja a seguir as categorias ativas:
1. Agentes UFC de Cidadania Urbana: Focados em ações de extensão que contribuem para o desenvolvimento das cidades, esses agentes adquirem conhecimentos práticos que alinham a formação acadêmica à cidadania urbana. Os conteúdos abordados incluem o aprendizado de habilidades e atitudes essenciais para bacharéis, licenciados e tecnólogos, com atividades integradas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
2. Agentes UFC de Cidadania Agrária: Destinados a ações que promovem a cidadania agrária e o bem viver nas comunidades rurais e tradicionais, esses agentes aprendem a aplicar conhecimentos para o apoio a lutas sociais por terra, território e sustentabilidade no campo. Essa categoria fortalece a consciência social dos estudantes e o vínculo com as comunidades agrícolas e tradicionais.
3. Agentes UFC de Proteção Social: Trabalhando junto a populações em situação de vulnerabilidade social, esses agentes atuam em programas e projetos voltados à proteção social, desenvolvendo habilidades e competências para atuar profissionalmente em contextos sociais desafiadores, como a promoção de direitos humanos e o apoio a populações marginalizadas.
4. Agentes UFC de Cultura Oceânica: Estes agentes mergulham em atividades relacionadas à biodiversidade marinha, preservação dos oceanos e sustentabilidade ambiental. A formação integra conteúdos essenciais para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas aquáticos e no desenvolvimento da economia azul, promovendo uma consciência ecológica e sustentável.
5. Agentes UFC de Cultura Maker: Focados na interação com o ambiente escolar, esses agentes colaboram para desenvolver letramentos e habilidades como autonomia, criatividade, comunicação e resolução de problemas. Através de atividades práticas e interativas, eles incentivam a aprendizagem autônoma e a conexão entre a universidade e as comunidades escolares.
6. Agentes UFC de Infâncias: Dedicados a ações que promovem o cuidado e o desenvolvimento integral e integrado de crianças, esses agentes participam de programas e projetos extensionistas que envolvem práticas voltadas à promoção de um ambiente saudável, educativo e inclusivo para a infância. Atuando em parceria com comunidades e escolas, esses agentes desenvolvem habilidades e conhecimentos necessários para fortalecer a formação de futuros bacharéis, licenciados e tecnólogos, capacitando-os para lidar com as complexidades do desenvolvimento infantil e contribuindo para a construção de políticas e práticas que promovam o bem-estar e o pleno desenvolvimento das crianças.
7. Agentes UFC de Alfabetização: são discentes da Universidade Federal do Ceará que se dedicam à promoção da alfabetização de jovens e adultos em diferentes contextos e espaços sociais. Fundamentados na perspectiva emancipatória, esses agentes buscam atuar como facilitadores do processo de aprendizagem, incentivando uma educação crítica e libertadora. Com foco no diálogo e na valorização do conhecimento prévio dos educandos, os Agentes UFC de Alfabetização contribuem para a construção de saberes significativos, fortalecendo a autonomia e a cidadania daqueles que participam das ações de extensão.
8. Agentes UFC de Cultura e Arte : são discentes que atuam na promoção, valorização e difusão das diversas manifestações culturais e artísticas em diálogo com as comunidades. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural, fomentar a inclusão e estimular o protagonismo sociocultural, esses agentes colaboram em ações extensionistas que integram práticas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e outras expressões artísticas. Baseando-se em abordagens participativas e multidisciplinares, os Agentes UFC de Cultura e Arte buscam promover a troca de saberes entre a universidade e as comunidades, contribuindo para o desenvolvimento humano, social, artístico e cultural em diferentes contextos.
9. Agente UFC de Saberes Tradicionais :são discentes que atuam na promoção, valorização e difusão das diversas manifestações culturais e artísticas em diálogo com os saberes de povos tradicionais e culturas não hegemônicas. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural, fomentar a inclusão e estimular o protagonismo sociocultural, esses agentes colaboram em ações extensionistas que integram práticas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e outras expressões. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretarias, órgãos e instituições que atuem com a temática e, principalmente, povos e representantes de povos e culturas tradicionais.
10. Agente UFC de Tecnologia e inovação : são discentes cuja participação nas atividades curriculares acontecerá em diálogo com comunidades de saberes diversificadas, de modo a compreender técnicas e conceitos da área da tecnologia que não se restrinjam à formação técnica, de modo a alcançar diálogo com outros grupos com os quais podem, em um processo de trocas, aprender novos conhecimentos, soluções e desenvolver um olhar humanizado na elaboração de soluções para questões sociais. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretarias, órgãos e instituições que atuem com a temática, escolas do campo, escolas profissionalizantes e outros espaços educativos.
11. Agente UFC de Educação Ambiental :
são discentes que atuarão em diversas áreas com a finalidade de promover, orientar e aprender com diversas comunidades de saberes acerca da educação ambiental a fim de intensificar a preservação do meio ambiente em espaços urbanos e rurais. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretaria, órgãos e instituições que atuem com a temática, tendo na comunidade escolar um espaço privilegiado de atuação.
12. Agente UFC de Apoio à Gestão nas Organizações : São estudantes que atuam em ações curriculares de extensão com abordagem dialógica no campo da gestão. Esses agentes colaboram com os gestores das organizações – os “fazedores da gestão” – que possuem conhecimento prático e contextual. A interação proposta busca unir esse conhecimento empírico ao aprendizado acadêmico presente nos projetos pedagógicos, promovendo uma troca significativa de saberes. Por meio do diálogo e da troca de conhecimentos com o “fazer gestão”, os agentes contribuem para o desenvolvimento de atividades como coordenação de equipes, diagnóstico organizacional, planejamento estratégico, mapeamento de processos, análise de dados, desenvolvimento de planos de negócio, organização de eventos, comunicação e marketing, entre outras. Essa experiência prática e permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades essenciais para a atuação profissional em gestão.
13. Agente UFC de Cidadania Financeira Fiscal: São estudantes que participam de ações curriculares de extensão voltadas para o campo da gestão, com ênfase em áreas financeiras e fiscais. O foco principal desse agente é identificar lacunas de conhecimento existentes em organizações ou grupos sociais e, a partir disso, promover uma disseminação acessível de informações e práticas que geralmente estão restritas a determinados contextos ou grupos privilegiados. Por meio dessa atuação, o agente contribui para a conscientização financeira e
fiscal, auxiliando comunidades e organizações no entendimento e na prática de uma gestão responsável de recursos. A troca dialógica proporciona autonomia para lidar com questões tributárias, planejamento financeiro e direitos e deveres fiscais, fortalecendo a cidadania e promovendo a inclusão econômica e social.
14. Agente UFC de Comunicação, Cultura, Educação e Territorial: Atua como um articulador dedicado à preservação e valorização do patrimônio material e imaterial em diferentes territórios, promovendo a integração entre universidade e comunidades locais. Sua atuação abrange a educação patrimonial, com a realização de oficinas, capacitações e produção de materiais multimidiáticos, além da organização de acervos que registram histórias, memórias e saberes culturais. Em constante diálogo com movimentos sociais, instituições e parceiros locais, o agente fomenta práticas de sustentabilidade e o fortalecimento das identidades culturais. Por meio de ações que integram comunicação, cultura, educação e território, essa categoria contribui para o desenvolvimento local sustentável e a preservação do patrimônio em suas múltiplas dimensões.
15. Agentes Linguísticos UFC: Agentes Linguísticos da UFC atuam como mediadores entre a universidade e a comunidade, promovendo o ensino de línguas e a valorização da diversidade cultural. Por meio de abordagens participativas e inclusivas, esses agentes desenvolvem ações extensionistas que englobam práticas como ensino de línguas, tradução, mediação cultural e projetos de letramento. Essas iniciativas buscam empoderar as comunidades e formar profissionais aptos a promover a comunicação intercultural e fortalecer a diversidade linguística em diversos contextos. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros> escolas, instituições que atuem com a temática, bibliotecas comunitárias e outros espaços educativos.
16. Agentes UFC de Intersetorialidade: são estudantes extensionistas envolvidos em ações voltadas para a articulação da educação às políticas públicas por meio da integração de diferentes setores (saúde, cultura, meio ambiente, entre outros) nos territórios em situação de vulnerabilidade. Sua atuação visa fortalecer as redes locais, promover o enfrentamento de problemas complexos e fomentar o desenvolvimento comunitário de forma integrada e participativa, valorizando os saberes locais e a participação ativa das comunidades. Sua formação é orientada para a construção de Protocolos de Atuação Intersetorial (PAI), a gestão de redes colaborativas e o monitoramento de ações intersetoriais. Por meio dessa experiência, os Agentes UFC de Intersetorialidade ampliam sua compreensão crítica sobre as dinâmicas sociais e territoriais, desenvolvendo habilidades práticas de mediação, articulação institucional e trabalho em rede, fundamentais para sua formação acadêmica e cidadã.
17. Agente UFC de Integração Universidade-Escola:O(a) Agente UFC de Integração Universidade-Escola é um(a) estudante extensionista que atua na promoção do diálogo entre a Universidade Federal do Ceará e a educação básica, contribuindo para que estudantes do ensino médio façam escolhas mais conscientes e informadas sobre o ensino superior. Sua atuação ocorre em eventos como a Feira das Profissões da UFC e ações similares, representando seu curso de graduação, compartilhando vivências acadêmicas e esclarecendo dúvidas sobre matriz curricular, perspetivas de trabalho, perfil profissional e formas de ingresso na universidade. Ao aproximar a comunidade externa da realidade universitária, o(a) agente fortalece o vínculo entre a UFC e a sociedade, colaborando para o acesso qualificado à educação superior e para a redução da evasão universitária.
18. Agente UFC de Políticas Públicas: O(a) Agente UFC de Políticas Públicas é um(a) estudante extensionista engajado(a) em ações que integram teoria e prática com o objetivo de promover transformações sociais, culturais, econômicas e ambientais, sob uma perspectiva interseccional de gênero, raça e classe. Entendendo política pública como um conjunto de ações, decisões e estratégias planejadas e implementadas com ou pelo Estado, com ou sem a parceria de outros atores sociais, o(a) agente atua em diálogo com comunidades diversas, fomentando cidadania, inclusão e justiça social. Sua participação se dá em atividades extensionistas realizadas em articulação com organizações públicas, privadas ou da sociedade civil, nas quais desenvolve competências críticas, éticas e colaborativas para enfrentar desafios contemporâneos. Ao buscar soluções inovadoras e humanizadas, esse(a) agente contribui ativamente para o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade.
Esses agentes representam o compromisso da UFC com a formação cidadã e a responsabilidade social, formando profissionais capacitados a transformar a realidade por meio do diálogo e do engajamento ativo com a sociedade.