Agentes UFC de Extensão
O Agente UFC de Extensão é uma figura inovadora na Universidade Federal do Ceará, representando um papel extensionista fundamental para estudantes envolvidos em Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS), Projetos (PJ) e Programas (PG) de Extensão aprovados pela PREX para curricularização.
A diferença entre o(a) agente e o(a) discente voluntário(a) das demais ações de Extensão consiste na natureza da ação da qual participa, em sua modalidade de seleção e ingresso e no acompanhamento de suas atividades para fins de creditação. Desse modo, o Agente é o discente que atua em Extensão que destaca seu caráter formativo. Caso sua atividade seja pontual e não busque formar por meio da Extensão, poderá participar como voluntário e sua creditação será somente em atividades complementares.
As categorias de Agentes UFC de Extensão foram criadas a partir de demandas sociais apresentadas por comunidades de saberes e de grupos destinatários das atividades. Essas categorias visam promover o desenvolvimento de habilidades práticas e sociais em diversas áreas. Caso um(a) coordenador(a) extensionista identifique demandas não abrangidas pelas categorias existentes, pode propor à PREX, por meio do e mail cace@prex.ufc.br.
Veja a seguir as categorias ativas:
1. Agentes UFC de Cidadania Urbana: Focados em ações de extensão que contribuem para o desenvolvimento das cidades, esses agentes adquirem conhecimentos práticos que alinham a formação acadêmica à cidadania urbana. Os conteúdos abordados incluem o aprendizado de habilidades e atitudes essenciais para bacharéis, licenciados e tecnólogos, com atividades integradas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
2. Agentes UFC de Cidadania Agrária: Destinados a ações que promovem a cidadania agrária e o bem viver nas comunidades rurais e tradicionais, esses agentes aprendem a aplicar conhecimentos para o apoio a lutas sociais por terra, território e sustentabilidade no campo. Essa categoria fortalece a consciência social dos estudantes e o vínculo com as comunidades agrícolas e tradicionais.
3. Agentes UFC de Proteção Social: Trabalhando junto a populações em situação de vulnerabilidade social, esses agentes atuam em programas e projetos voltados à proteção social, desenvolvendo habilidades e competências para atuar profissionalmente em contextos sociais desafiadores, como a promoção de direitos humanos e o apoio a populações marginalizadas.
4. Agentes UFC de Cultura Oceânica: Estes agentes mergulham em atividades relacionadas à biodiversidade marinha, preservação dos oceanos e sustentabilidade ambiental. A formação integra conteúdos essenciais para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas aquáticos e no desenvolvimento da economia azul, promovendo uma consciência ecológica e sustentável.
5. Agentes UFC de Cultura Maker: Focados na interação com o ambiente escolar, esses agentes colaboram para desenvolver letramentos e habilidades como autonomia, criatividade, comunicação e resolução de problemas. Através de atividades práticas e interativas, eles incentivam a aprendizagem autônoma e a conexão entre a universidade e as comunidades escolares.
6. Agentes UFC de Infâncias: Dedicados a ações que promovem o cuidado e o desenvolvimento integral e integrado de crianças, esses agentes participam de programas e projetos extensionistas que envolvem práticas voltadas à promoção de um ambiente saudável, educativo e inclusivo para a infância. Atuando em parceria com comunidades e escolas, esses agentes desenvolvem habilidades e conhecimentos necessários para fortalecer a formação de futuros bacharéis, licenciados e tecnólogos, capacitando-os para lidar com as complexidades do desenvolvimento infantil e contribuindo para a construção de políticas e práticas que promovam o bem-estar e o pleno desenvolvimento das crianças.
7. Agentes UFC de Alfabetização: são discentes da Universidade Federal do Ceará que se dedicam à promoção da alfabetização de jovens e adultos em diferentes contextos e espaços sociais. Fundamentados na perspectiva emancipatória, esses agentes buscam atuar como facilitadores do processo de aprendizagem, incentivando uma educação crítica e libertadora. Com foco no diálogo e na valorização do conhecimento prévio dos educandos, os Agentes UFC de Alfabetização contribuem para a construção de saberes significativos, fortalecendo a autonomia e a cidadania daqueles que participam das ações de extensão.
8. Agentes UFC de Cultura e Arte : são discentes que atuam na promoção, valorização e difusão das diversas manifestações culturais e artísticas em diálogo com as comunidades. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural, fomentar a inclusão e estimular o protagonismo sociocultural, esses agentes colaboram em ações extensionistas que integram práticas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e outras expressões artísticas. Baseando-se em abordagens participativas e multidisciplinares, os Agentes UFC de Cultura e Arte buscam promover a troca de saberes entre a universidade e as comunidades, contribuindo para o desenvolvimento humano, social, artístico e cultural em diferentes contextos.
9. Agente UFC de Saberes Tradicionais :são discentes que atuam na promoção, valorização e difusão das diversas manifestações culturais e artísticas em diálogo com os saberes de povos tradicionais e culturas não hegemônicas. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural, fomentar a inclusão e estimular o protagonismo sociocultural, esses agentes colaboram em ações extensionistas que integram práticas como música, teatro, dança, artes visuais, literatura e outras expressões. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretarias, órgãos e instituições que atuem com a temática e, principalmente, povos e representantes de povos e culturas tradicionais.
10. Agente UFC de Tecnologia e inovação : são discentes cuja participação nas atividades curriculares acontecerá em diálogo com comunidades de saberes diversificadas, de modo a compreender técnicas e conceitos da área da tecnologia que não se restrinjam à formação técnica, de modo a alcançar diálogo com outros grupos com os quais podem, em um processo de trocas, aprender novos conhecimentos, soluções e desenvolver um olhar humanizado na elaboração de soluções para questões sociais. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretarias, órgãos e instituições que atuem com a temática, escolas do campo, escolas profissionalizantes e outros espaços educativos.
11. Agente UFC de Educação Ambiental :
são discentes que atuarão em diversas áreas com a finalidade de promover, orientar e aprender com diversas comunidades de saberes acerca da educação ambiental a fim de intensificar a preservação do meio ambiente em espaços urbanos e rurais. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros: secretaria, órgãos e instituições que atuem com a temática, tendo na comunidade escolar um espaço privilegiado de atuação.
12. Agente UFC de Apoio à Gestão nas Organizações : São estudantes que atuam em ações curriculares de extensão com abordagem dialógica no campo da gestão. Esses agentes colaboram com os gestores das organizações – os “fazedores da gestão” – que possuem conhecimento prático e contextual. A interação proposta busca unir esse conhecimento empírico ao aprendizado acadêmico presente nos projetos pedagógicos, promovendo uma troca significativa de saberes. Por meio do diálogo e da troca de conhecimentos com o “fazer gestão”, os agentes contribuem para o desenvolvimento de atividades como coordenação de equipes, diagnóstico organizacional, planejamento estratégico, mapeamento de processos, análise de dados, desenvolvimento de planos de negócio, organização de eventos, comunicação e marketing, entre outras. Essa experiência prática e permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades essenciais para a atuação profissional em gestão.
13. Agente UFC de Cidadania Financeira Fiscal: São estudantes que participam de ações curriculares de extensão voltadas para o campo da gestão, com ênfase em áreas financeiras e fiscais. O foco principal desse agente é identificar lacunas de conhecimento existentes em organizações ou grupos sociais e, a partir disso, promover uma disseminação acessível de informações e práticas que geralmente estão restritas a determinados contextos ou grupos privilegiados. Por meio dessa atuação, o agente contribui para a conscientização financeira e
fiscal, auxiliando comunidades e organizações no entendimento e na prática de uma gestão responsável de recursos. A troca dialógica proporciona autonomia para lidar com questões tributárias, planejamento financeiro e direitos e deveres fiscais, fortalecendo a cidadania e promovendo a inclusão econômica e social.
14. Agente UFC de Comunicação, Cultura, Educação e Territorial: Atua como um articulador dedicado à preservação e valorização do patrimônio material e imaterial em diferentes territórios, promovendo a integração entre universidade e comunidades locais. Sua atuação abrange a educação patrimonial, com a realização de oficinas, capacitações e produção de materiais multimidiáticos, além da organização de acervos que registram histórias, memórias e saberes culturais. Em constante diálogo com movimentos sociais, instituições e parceiros locais, o agente fomenta práticas de sustentabilidade e o fortalecimento das identidades culturais. Por meio de ações que integram comunicação, cultura, educação e território, essa categoria contribui para o desenvolvimento local sustentável e a preservação do patrimônio em suas múltiplas dimensões.
15. Agentes Linguísticos UFC: Agentes Linguísticos da UFC atuam como mediadores entre a universidade e a comunidade, promovendo o ensino de línguas e a valorização da diversidade cultural. Por meio de abordagens participativas e inclusivas, esses agentes desenvolvem ações extensionistas que englobam práticas como ensino de línguas, tradução, mediação cultural e projetos de letramento. Essas iniciativas buscam empoderar as comunidades e formar profissionais aptos a promover a comunicação intercultural e fortalecer a diversidade linguística em diversos contextos. São exemplos de comunidades de saberes, demandantes e parceiros> escolas, instituições que atuem com a temática, bibliotecas comunitárias e outros espaços educativos.
Esses agentes representam o compromisso da UFC com a formação cidadã e a responsabilidade social, formando profissionais capacitados a transformar a realidade por meio do diálogo e do engajamento ativo com a sociedade.