A PREX se (re)apresenta à comunidade

Data de publicação: 13 de setembro de 2023. Categoria: Notícias, Notícias da Prex

No dia 20 de agosto de 2023, uma nova equipe de gestores e gestoras passou a integrar o quadro da Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC)  para liderar os trabalhos da PREX integrada à gestão 2023 a 2027.

A nova composição traz consigo os objetivos de estimular, fortalecer e ampliar a Extensão Universitária guiada pela reafirmação das diretrizes e conceitos da Extensão, pautados nos princípios presentes no desenho da Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social.

Para viabilizar a realização deste desafio, a nova PREX/UFC iniciou suas atividades com uma nova estrutura organizacional, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) na tarde de 23 de agosto deste ano. A ideia é realizar, sob o ponto de vista de melhoria contínua, os processos de análise, acompanhamento das ações, concessão de bolsas, formalização dos estágios e impulsionar o processo de curricularização da Extensão na graduação e pós-graduação, por meio de uma maior destaque ao desenvolvimento de uma cultura extensionista.

Em nome da equipe, a Profª Bernadete Porto, Pró-reitora de Extensão, agradece a receptividade de extensionistas e demais membros da comunidade acadêmica e sociedade.

A pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto (6ª da dir. para a esq.), e a pró-reitora-adjunta de Extensão, Profª Ozilea Menezes (4ª da esq. para a dir.), coordenaram encontro com a equipe técnica da PREX; o reitor Custódio Almeida (ao centro) também participou do evento de integração e acolhida do corpo técnico da PREX (Foto: Viktor Braga)

CONHEÇA A NOVA ESTRUTURA

Pró-Reitora de Extensão: Bernadete de Souza Porto

Pró-Reitora Adjunta de Extensão: Maria Ozilea Bezerra Menezes

• Assessoria Administrativa: Carlos Fontenele de Oliveira
  • Assessoria de Gestão e Controle: Aline de Oliveira Viana

• Coordenadoria de Estágios: Maria Ozilea Bezerra Menezes

Principais atividades: Formalizar e orientar a comunidade acadêmica acerca de estágios obrigatórios e não obrigatórios; firmar convênios para fins de concessão de estágios.

• Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão: Maria Edivani Silva Barbosa

Principais atividades: promover atividades formativas acerca da Extensão      Universitária e acompanhar o processo de implantação da curricularização da Extensão junto às Unidades Acadêmicas.

• Coordenadoria de Bolsas e Certificações da Extensão: Thiago de Sales Silva

Principais atividades: conduzir as atividades do Edital do Programa de Bolsas de Extensão da UFC, implementar e acompanhar as concessões de bolsa e fornecer declarações e certificados para as equipes extensionistas.

• Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação das Ações de Extensão: Carlos Estêvão Rolim Fernandes

Principais atividades: realizar a orientação e análise do cadastro de ações, além do seu acompanhamento,  finalização e avaliação.

• Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão: Luciana Venâncio

Principais atividades: Orientar a inclusão e desenvolvimento das atividades e ações curriculares de Extensão.

• Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar – CDFAM: José Alexandre Albino Pinheiro

Principais atividades:  integrar as ações de assistência, ensino, pesquisa e extensão em Atenção Primária à Saúde (APS) prestadas pelos cursos da UFC nas comunidades do Planalto do Pici, Parque Universitário e Pan-Americano, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS),

Do mesmo modo, a PREX/UFC proporá ao CONSUNI a criação da Coordenadoria de Articulação Social, com o objetivo de viabilizar parcerias com diferentes instituições que serão articuladas às ações de Extensão da Universidade.

Veja a estrutura completa com a composição de cada equipe no link: https://prex.ufc.br/pt/sobre/equipe/

Nova equipe de gestão da PREX: da esquerda para a direita, Profª Luciana Venâncio, Profº Custódio Almeida (reitor), Thiago Sales, Profª Ozilea Menezes (pró-reitora adjunta), Profª Bernadete Porto (pró-reitora), Profº Carlos Estêvão Rolim, Profª Maria Edivani Silva Barbosa, Profª Régia Barbosa Castro e Aline de Oliveira Viana. (Foto: Viktor Braga)