Equipe da UFC/Iprede participa de encontro do Frontiers of Innovation, da Universidade de Harvard, no México

Data de publicação: 1 de junho de 2017. Categoria: Eventos, Iprede

Professores Álvaro Madeiro Leite (UFC e Iprede), Márcia Machado (Pró-reitora de Extensão da UFC) e Antônio Ledo Cunha (UFRJ) apresentam os materiais dos projetos

O Frontiers of Innovation (FOI) é ‘uma iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento e a adoção de inovações com base científica que provoquem impacto em escala. Lançado em 2011, o FOI tem um framework estruturado mas flexível que facilita a geração, desenvolvimento, implementação, testagem, avaliação e a replicação em ciclos rápidos de ideias. É um processo baseado em ciência e é respaldado por uma crescente comunidade de agentes de transformação, os quais estão comprometidos com o aprendizado compartilhado, acumulação de conhecimentos, e resultados efetivos para a infância em nível populacional’ [tradução livre do link oficial do FOI].

A edição desse ano está acontecendo em Monterrey, no México, no período de 29 de maio a 1º de junho do corrente.

Seguindo a proposta do FOI, na apresentação da UFC demonstrou-se a experiência de construção de uma pesquisa de intervenção com mulheres e pais assistidos no Instituto da Primeira Infância (Iprede), Projeto de Extensão da UFC – com crianças de zero a três anos – utilizando uma nova metodologia de visita domiciliar com video-feedback de interações positivas. Ao todo, foram quatro projetos apresentados do Brasil (dois do Ceará e dois de São Paulo) e três projetos do México.

Nas palavras da Profª. Márcia Machado, “essa tem sido uma oportunidade valiosa para compartilharmos os avanços nas intervenções na primeira infância no Ceará, ressaltando o papel transformador da UFC, por meio do Iprede, para a comunidade atendida”.

O título do trabalho é ‘Formação de vínculo na adversidade: para uma infância melhor’. Foi iniciado nesse ano e é o resultado de uma parceria entre a UFC, o Iprede, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Vila Educação, em São Paulo.

Mais fotos do evento e da apresentação desse trabalho podem ser acessadas nesse link.

Fonte: Pró-reitoria de Extensão da UFC