Dia 28 de junho – Celebração dos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFC!

12 de junho de 2019

Banner celebrativo dos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFC
Dia 28 de junho de 2019, a partir das 9 horas, haverá um programa especial em frente ao Museu de Arte da UFC em celebração aos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão da UFC! Será possível apreciar o acervo do Mauc e também conhecer algumas ações promovidas por programas e projetos extensionistas. Vide a seguir:

 

Mauc | Foto: Divulgação

Mauc | Foto: Divulgação

Museu de Arte da UFC – Mauc (www.mauc.ufc.br) – sob a direção da museóloga Graciele Siqueira, o Mauc tem oferecido à comunidade importantes mostras, tanto nas artes plásticas como na música. O Mauc se apresenta hoje como um importante museu universitário no cenário nacional e internacional, bem como um espaço e com um acervo que é referência para a história da arte cearense, dialogando desta forma com o lema desta universidade “o universal pelo regional”. Em virtude das comemorações do seu aniversário de 58 anos, o Museu de Arte pensou e articulou uma programação bem diversificada para o seu público, trazendo ao espaço expositivo os projetos de extensão desta Universidade e bem como mantendo a relação com a produção contemporânea dos artistas cearenses.

 

Visita à Seara da Ciência | Foto: Aline Viana

Visita à Seara da Ciência | Foto: Aline Viana

Projeto Conhecendo a Extensão da UFC (www.prex.ufc.br/conhecendo) – coordenado pela profª. Márcia Machado, este projeto promove passeios gratuitos e monitorados, voltados à comunidade acadêmica, com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e científico da UFC nos campi de Fortaleza. Diferentemente de outras visitas guiadas de caráter turístico existente nesta Capital, os roteiros do projeto apresentam sólido conteúdo elaborado com apoio de docentes e técnicos da própria Universidade. Os informes e as inscrições das visitas são divulgadas no endereço oficial do Projeto, divulgado acima.

 

Ação Farma do Peconfarm

Ação Farma em Sobral, 22nov2018 | Foto: Divulgação

Projeto – Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos em Serviços Farmacêuticos e Aplicação de Injetáveis (Peconfarm) (www.acoesextensionistas.ufc.br/campusporanga/saude/peconfarm) – coordenado pelo farmacêutico Gerson Pereira, esse projeto é formado por cursos com carga horária de 40h teórico-prático que são realizados em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, agregados a ações de saúde (“ações farma”) no final de cada curso. O curso oferece temáticas relacionadas aos serviços farmacêuticos: as principais vias de administração de medicamentos (vantagens e desvantagens), órgãos envolvidos nas vias de administração de injetáveis, noções de microbiologia e higiene pessoal, material necessário para aplicação (tipos de seringas, escalas de graduação, agulhas, ampolas etc), aspectos legais, normatização das salas de aplicação de injetáveis, como montar uma sala de aplicação de injetáveis e/ou Serviços Farmacêuticos, além de temas correlatos. No dia 28, a Peconfarm realizará imunização: serão oferecidas as vacinas tríplice viral, contra a gripe H1N1 e contra a hepatite B. Orienta-se aos servidores que levem cartão de vacinação e documento de identidade.

 

Atividades PEAM | Foto: Divulgação

Atividades PEAM | Foto: Divulgação

Programa de Educação Ambiental Marinho (PEAM-UFC) (www.labomar.ufc.br/extensao/programa-de-educacao-ambiental-marinha-peam) – coordenado pela engenheira agrônoma Núbia Lima Verde, este programa tem suas atividades realizadas no município do Eusébio, às margens do estuário do rio Pacoti. Essa ação extensionista objetiva incentivar a conscientização ambiental da população local por meio de estudos de campo que buscam o manejo e a preservação dos recursos costeiros, além de estimular projetos de educação ambiental. O PEAM enfatiza os principais problemas decorrentes da ação humana nos ecossistemas costeiros, estuarinos e marinhos. Nesses ecossistemas, o trabalho de conscientização nos manguezais tem sido mais intenso, em virtude do Programa residir nas proximidades do manguezal.

 

Plantas cultivadas | Foto: Divulgação

Plantas cultivadas | Foto: Divulgação

Orquidário da UFC – coordenado pelo prof. Roberto Takane, este projeto traz como um dos principais atrativos o constante diálogo com o público. Por meio de oficinas mensais, o Orquidário conquista boa parte dos seus frequentadores — os interessados enchem as salas da UFC para aprender sobre floricultura e condimentos em cursos prático-demonstrativos. A criação de uma página no Facebook contribuiu por alavancar o sucesso das oficinas. O projeto oferece também oportunidades para quem quer um aprendizado mais aprofundado, sem precisar ser aluno ou professor da Universidade. Além dos alunos bolsistas, a comunidade também pode estagiar, voluntariamente, no Orquidário.

 

Projeto Conecta | Foto: K. Clark

Projeto Conecta | Foto: K. Clark

Conecta – Robótica a Baixo Custo – coordenado pelo prof. Rogério Santana, este projeto agrega fundamentos da tecnologia com a preocupação com o meio ambiente, tendo em vista que os robôs e kits robóticos criados são oriundos de materiais recilados ou de baixo custo. O projeto visa também a formação do docente de pedagogia e licenciados em diversas áreas na questão da robótica educacional. O empenho dos integrantes do projeto já foi reconhecido, pois conquistaram o terceiro lugar no mais recente Arduino Day – vide matéria.

 

Brincarmóvel | Foto: Ribamar Neto

Brincarmóvel | Foto: Ribamar Neto

Brincarmóvel (www.brincarmovel.ufc.br) – coordenado pelo prof. Marcos Teodorico, o Projeto Brincarmóvel tem como principal característica a possibilidade de levar a manifestação lúdica em diferentes espaços e lugares dentro de uma perspectiva de lazer e diversão. O Brincarmóvel, além de ser um espaço estruturado para brincar, é um espaço móvel que é pleno e cheio de momentos especiais, ricos e transformadores, um solo fértil para a criatividade e imaginação – elementos essenciais para qualquer profissional da atualidade. O Brincarmóvel estará aberto no pátio da Reitoria da UFC para visitação.

 

Às 10 horas haverá a Solenidade Comemorativa do Cinquentenário da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Profª. Dora Utermohl (Foto: divulgação)

Profª. Dora Utermohl | Foto: divulgação

Também está agendada a apresentação musical: “Bach em Movimento”, com a profª. Dora Utermohl de Queiroz no violoncelo e com o bailarino Dann Campos, sob a direção artística do Prof. Paulo Caldas. Essa atividade integra o Programa Música no Mauc – Série “Passeio pela História da Música Ocidental” – período barroco e ocorrerá das 12h30 às 13h30.

NÃO PERCA!!
INSCREVA-SE NESTE LINK, a fim de apreciar o acervo do Mauc dentro das atividades dos 50 Anos da Prex!