Visitas Registradas de Bolsistas e Voluntários às Ações Extensionistas da UFC

Em 2019

Em decorrência da Portaria nº 04/PREX/2019, de 6 de novembro de 2019, as visitas registradas que os bolsistas deveriam fazer a duas outras ações extensionistas passaram a ter uma natureza VOLUNTÁRIA.

A Prex ainda recomenda esta atividade, tendo em vista a riqueza das experiências relatadas pelos bolsistas que realizaram as visitas. Entretanto, não são mais obrigatórias e nem precisam de registros.

 

Em 2020

Os bolsistas extensionistas devem realizar, pelo menos, 2 (duas) visitas em outras ações extensionistas que atuem em cursos de graduação distintos ao seu. É uma prazeirosa obrigação prevista em edital.
Os voluntários das ações extensionistas também são convidados a realizar essas visitas, embora isso lhes seja facultativo.

O registro tem os seguintes trâmites:

ETAPA 1) Realizar o download da Ficha para a assinatura do(a) Coordenador(a) da ação visitada:

IMPORTANTE: Ao fazer o download, já nomeie o arquivo conforme o seguinte padrão:
<Campus no qual a ação extensionista que você atua está vinculado>_<Seu nome completo>_<Digitar se é 1ª ou 2ª Visita>
Ex.: PICI_AmandaLimadaCosta_1aVisita

Depois do download, preenche-se os campos de identificação do(a) bolsista/voluntário(a), imprime-se e leva-se a ficha para preenchimento dos campos específicos no dia da visita.

 
ETAPA 2) Realizar a visita – preenchendo os campos que ainda restam e, ao final, solicitar ao(à) Coordenador(a) da ação, ou ao(à) Representante do(a) mesmo(a), que assine a ficha confirmando a visita.

 
ETAPA 3) Preencher as respostas do formulário online:

Imagem que, quando clicada, acessa o formulário online das Visitas Registradas

Imagem que, quando clicada, acessa o formulário online das Visitas Registradas

INICIALMENTE, É NECESSÁRIO ESTAR LOGADO(A) em alguma conta Gmail.
Depois, clica-se no banner à direita para acessar o formulário online, o qual em um dos campos vai solicitar o upload da Ficha que foi impressa, preenchida e assinada, tanto pelo(a) próprio(a) bolsista/volutário(a) como também pelo(a) Coordenador(a) da ação extensionista visitada.

 

PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ONLINE: até às 17 horas do dia 20 de dezembro de 2020.

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

1) As visitas podem ser em ações que têm relação com o meu curso de graduação?
Bem, é preciso cautela na escolha da ação. Ex.: se o curso do(a) bolsista/voluntário(a) é Odontologia, e ele(a) realiza uma visita ao Projeto Rondon (que lida com mais de um curso de graduação), por exemplo, o(a) bolsista deve escolher uma vertente de ação desse projeto que lide com outro curso que não seja o próprio. Se a visita se concentrar em uma atividade que se relaciona diretamente ao curso de graduação do(a) bolsista/voluntário(a), então essa visita NÃO conta.
O mais adequado é que se procure uma ação de uma outra área, como nos casos em que o(a) bolsista estuda na área da saúde e realiza uma visita na área de tecnologia ou de ciências sociais aplicadas, pois o objetivo maior dessa visita registrada é estimular a interdisciplinaridade dos conhecimentos.
 

2) Eu posso deixar para preencher o formulário online supra depois das 2 visitas registradas?
Sim, porém a Equipe Prex recomenda que se façam o quanto antes as visitas, e que assim que se obtenha a assinatura do(a) Coordenador da ação visitada na ficha, proceda-se imediatamente ao preenchimento do formulário online. Assim haverá menos risco de esquecer detalhes da experiência na ação.
 

3) Se eu desistir da minha bolsa de extensão, ainda assim preciso fazer as visitas?
Sim, pelo menos uma visita. E o(a) bolsista que lhe substituir deverá realizar as duas visitas requeridas.
 

4) Se eu perder a ficha que o(a) Coordenador(a)/Representante da ação assinou, como faço? Tenho que fazer outra visita?
Não, basta imprimir e preencher novamente a ficha que escolhida [Etapa 1 supra] e contactar o(a) Coordenador(a)/Representante da ação para assiná-la novamente. Lembre-se SEMPRE de nomear o arquivo segundo o padrão indicado no tópico Etapa 1 supra.
 

5) Onde eu poderia consultar as informações sobre as ações extensionistas da UFC?
No endereço www.prex.ufc.br/acoes pode-se acessar as Planilhas por Campi ou o site “Ações Extensionistas”. Deve-se enviar um e-mail com antecedência, para o(a) Coordenador(a) Extensionista/Representante da ação que se planeja conhecer, a fim de indagar qual o melhor dia e horário para se realizar a Visita Registrada.