Diretrizes Gerais

Os tópicos a seguir esclarecem as dúvidas mais frequentes sobre o Processo de Seleção de Bolsas de Extensão.

CALENDÁRIO
Todo o processo de seleção de Bolsas de Extensão tem suas regras descritas em Edital lançado anualmente nesse site [www.prex.ufc.br » clicar no link à esquerda ‘Bolsas de Extensão‘ » clicar no link à direita ‘Edital e Documentos Vigentes‘].

O processo tem a seguinte ordem:

1) Lançamento do Edital [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária] – em geral, no mês de dezembro ou janeiro

2) Inscrições das propostas (realizadas pelos Coordenadores Extensionistas) – em geral, no mês de dezembro ou janeiro

3) Escolha dos Bolsistas (realizadas pelos Coordenadores Extensionistas) – em geral, no mês de fevereiro ou março

3) Resultado e assinatura dos termos de compromisso pelos bolsistas selecionados – geralmente em março

4) Início da bolsa – geralmente em abril

Portanto, não há edital para seleção de propostas de ações no meio do ano.

 

PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO/PROGRAMA
Para se tornar um bolsista de Extensão, o(a) estudante da UFC precisa – inicialmente – participar de um programa/projeto de Extensão já cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão-PREx (ou seja, que já tenha tramitado na unidade de origem do(a) Coordenador(a) do programa/projeto, e que também já tenha cumprido as
instâncias necessárias na PREX, tendo recebido um código de identificação – vide a postagem: Cadastramento de Ações).
Para tanto:
1- O (a) estudante procura o(a) Coordenador(a) do seu curso de graduação, a fim de tomar conhecimento dos programas/projetos de extensão relacionados ao seu curso.

2- Havendo um determinado programa/projeto que lhe desperte o interesse, o(a) estudante deve entrar em contato com o(a) Coordenador(a) dessa ação. Sendo aceito(a) no programa/projeto, o(a) Coordenador(a) eventualmente o(a) indica para ser contemplado(a) com uma bolsa de extensão. Em alguns casos, o(a) estudante ingressa na ação extensionista na condição de voluntário(a) e posteriormente pode ser contemplado(a) com uma bolsa.
O (a) estudante deve estar inteirado que, caso possua parentesco em 1º grau com o(a) Coordenador(a) do programa/projeto, ele(a) não terá direito à bolsa.

 

CRITÉRIOS PARA SE TORNAR UM BOLSISTA
Além de itens específicos do edital do ano, em linhas gerais o(a) estudante deve:

» Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em algum curso de graduação da UFC, ou seja, não pode estar com a matrícula inativa, trancada ou irregular.
» Ser aluno(a) matriculado(a) do segundo até o penúltimo semestre de seu curso.
» Ter disponibilidade mínima de 12 (doze) horas semanais para o programa ou projeto.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar na condição de matrícula especial.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar em regime de internato.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter excedido o limite máximo de 1 (uma) reprovação durante o semestre letivo imediatamente anterior ao ingresso no programa de bolsas e, uma vez na condição de bolsista, não pode exceder o mesmo limite de 1 (uma) reprovação durante o primeiro semestre letivo do período de vigência de sua bolsa.
» O(A) aluno(a) NÃO DEVE possuir no período de vigência da bolsa: qualquer tipo ou fonte de financiamento da UFC (outra bolsa), vínculo empregatício na UFC ou estágio não obrigatório.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter sido contemplados(as) com bolsa na SecultArt/UFC referente ao mesmo programa ou projeto de extensão ativo na Prex.
» Em caso de candidato(a) que já tenha tido bolsa de extensão a partir de 2018, o(a) aluno(a) deve ter realizado as duas visitas registradas quando da vigência de seu primeiro período. Caso contrário, o(a) candidato(a) não poderá ser bolsista Prex em 2019.

ATENÇÃO ► O(A) bolsista selecionado(a) que, durante a vigência da bolsa de extensão, deixar de atender algum dos critérios expostos acima deverá comunicar o fato IMEDIATAMENTE a(o) Coordenador(a) da ação em que atua sob pena de responder, junto à Procuradoria da UFC, por recebimento irregular de bolsa, com vistas a eventual ressarcimento. O(A) Coordenador(a) formalizará a desistência do(a) bolsista, via SEI, junto à coordenadoria setorial Prex.

 

VIGÊNCIA E VALOR DA BOLSA
A vigência da bolsa é anual (geralmente, de abril a dezembro). Ela pode ser renovada por até mais um ano. Isso dependerá de 2 (dois) fatores concomitantes:
♦ A Ação Extensionista ter sido contemplada com uma bolsa;
♦ O(A) Coordenador(a) Extensionista escolher o(a) mesmo(a) estudante para a bolsa.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos) reais.

 

QUANTIDADE DE BOLSAS
A quantidade de bolsas de extensão varia ano a ano. A medida que tem sido adotada é o direcionamento de uma bolsa por projeto ou programa. Entretanto, como o número de projetos/programas sempre tem sido superior ao número de bolsas, faz-se necessário o processo seletivo de bolsistas, o qual visa a análise – por meio de critérios objetivos (constantes do edital) – do perfil dos candidatos.

 

DÚVIDAS
Outras dúvidas sobre o processo de seleção de bolsistas de Extensão podem ser tiradas nas Coordenadorias de Extensão descritas abaixo:

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão > Av. da Universidade, 2932 Benfica
Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Fone: (85) 3366-7461
E-mail: benfica@prex.ufc.br
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
 Fone: (85) 3366-7459
E-mail: pici@prex.ufc.br
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Fone: (85) 3366-7458
E-mail: porangabucu@prex.ufc.br
Coordenadoria de Articulação INTERCAMPI
Fone: (85) 3366-7453
E-mail: intercampi@prex.ufc.br

 


OUTRAS BOLSAS OFERECIDAS PELA UFC

Pró-Reitoria de Graduação – www.prograd.ufc.br
Monitoria – propiciar o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas visando à formação para o exercício da docência.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – www.prppg.ufc.br
Iniciação Científica – desenvolver a vocação para a pesquisa.
Programa Especial de Treinamento (PET) – proporcionar aos alunos dos cursos onde existe PET uma diversidade de conhecimentos acadêmicos, por meio da participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – www.prae.ufc.br
Iniciação Acadêmica – propiciar aos estudantes de graduação – em situação de vulnerabilidade sócio-econômica comprovada – especialmente os de se mestres iniciais na UFC, condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação, em caráter de iniciação acadêmica, nas diversas unidades da UFC.

Pró-Reitoria de Planejamento – www.prpl.ufc.br
Suporte a Sistemas Computacionais – desenvolver sistemas, ministrar cursos, implantar e gerenciar redes de computadores.

Coordenações dos Cursos e Coordenadoria de Assuntos Internacionais – www.cai.ufc.br
Graduação Sanduíche – realizar parte dos estudos na França, Alemanha ou Estados Unidos.
Mais oportunidades podem ser conferidas no link: Bolsas e Auxílios para Alunos da Graduação