Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Carta aos(às) diretores(as) das Unidades Acadêmicas da UFC

Data da publicação: 29 de setembro de 2023 Categoria: Notícias
Prezados(das) Diretores(ras) das Unidades Acadêmicas da UFC,

        Por meio desta carta, nos apresentamos como equipe gestora da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) para o quadriênio 2023-2027. A PREX 2023-2027 tem como meta estimular, desenvolver e divulgar as ações de extensão de nossa Universidade Federal do Ceará.

        O Ceará de Jovita Feitosa, Antônio Salles, Rodolfo Teófilo, Bárbara de Alencar, Rachel de Queiroz, Preta Simoa, Dragão do Mar, José de Alencar, Espedito Celeiro, Cacique Pequena e dos irmãos Aniceto, nos recebe. É o Ceará da insurgência, da resistência e da teimosia. É também o Ceará da alegria que explicitará encontros preciosos de pertencimento e reconhecimento das mais diversas comunidades de saberes que compõem e caracterizam os processos históricos, culturais e sociais do Brasil.

        Aquele Ceará que está perto do Professor Martins Filho, fundador da UFC, instituição que é inspiração da cidade e do estado há quase 70 anos, lugar de acolhimento das populações das diferentes regiões cearense e de sua preparação para desafios coletivos e de nossa vida cidadã para o bem viver.

        Antes de tudo, esse primeiro contato explicita que estamos a serviço das nossas comunidades, reunidas por uma UFC mais inclusiva, diversa, democrática, bonita, bondosa com seus povos e justa socialmente com suas histórias. Para a PREX 2023-2027 afirmamos, com todas, todos e todes, o direito à vida e à educação. O direito de produzir e divulgar conhecimentos e de batalhar, todos os dias, por sua democratização por meio de debates e de ações extensionistas-dialógicas de entendimentos, reconhecimentos, proposições e práticas.

      A PREX tem uma boa bagagem, trazida por 14 gestões que nos antecedem. Nela, pesquisadores(as), estudantes, servidores(as) docentes e técnicos(as), movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas, mulheres ribeirinhas, praieiras, sertanejas representam o acolhimento, a hospitalidade e a importância do tempo coletivo, da interação com as comunidades de saberes, consolidando as ações extensionistas.

        Somos a UFC de Belchior, aquele que aprendeu que o nosso ¨lugar é onde você quer que seja¨. Com ele, não quer(emos) só o que a cabeça pensa, mas também o que a alma deseja¨. E assim, dizemos nós, a PREX é um sonho e, por isso mesmo, realização.

        Entendemos que podemos contribuir, a partir da interação e do debate contínuo com a comunidade acadêmica, no enfrentamento dos desafios para a constituição, apoio, divulgação e avaliação das ações de extensão e aquelas relativas à cultura extensionista na UFC.

        Estamos ainda em um momento de transição, no qual honramos os nossos antecedentes e projetamos o novo tempo. Os princípios desta gestão estão vinculados àqueles estabelecidos pelo Parecer CNE/CES nº. 608/2018, o qual descreve diretrizes para a política de extensão no Brasil.

        No que diz respeito às políticas extensionistas, projetamos seus objetivos e ações com bases epistemológicas dialógicas e legais, ressaltando as diretrizes nacionais: Interação dialógica, Interdisciplinaridade e interprofissionalidade, Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, Impacto na formação do estudante e Impacto e transformação social.

        Urge aprofundar a reflexão sobre a importância da Extensão como alicerce da formação profissional e essencial para a dialogia entre as diferentes fontes de conhecimento humanos e ressignificando o papel da ciência neste amplo espectro de possibilidades.

        É necessário destacar o objetivo de expansão da cultura extensionista, em todos os seus campi, evidenciar a importância da extensão na formação profissional de nossos(as) estudantes. Neste sentido, estamos disponíveis para dirimir dúvidas sobre o Edital de concessão de bolsas para 2024, a ser lançado dia 29 de setembro deste ano e também para qualquer intermediação sobre o imprescindível e urgente processo de curricularização da extensão na UFC, nos cursos de graduação e pós-graduação.

        Para que esta cultura seja expandida, criamos a Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão, composta pela Divisão de Formação e Divisão de promoção e avaliação da curricularização da extensão.

      Para dar suporte e implementar, em partilha e responsabilidade com nossa Pró-Reitoria de Graduação, a curricularização da extensão, foi criada a Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão, subdividida em Divisão de promoção das ações curriculares de extensão e Divisão de avaliação e Creditação das ações curriculares de extensão. E, no intuito de estreitar e aumentar os vínculos da UFC com as comunidades de saberes, nossas parceiras estarão vinculadas diretamente à assessoria de articulação social.

       Sabemos, contudo que também é preciso garantir que os avanços alcançados nestes 54 anos de extensão da UFC, continuem nos servindo como inspiração.

       Nesta gestão, permanecem: a)  A Coordenadoria de Estágios, composta pela Divisão de convênios e pela Divisão de acompanhamento dos estágios; b)  A Coordenadoria de Bolsas e Certificações da Extensão, com a Divisão de concessão e acompanhamento de bolsas e a Divisão de certificações da PREX; c)   A Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar. d)  Continuamos também com o trabalho da Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação das Ações de Extensão, subdividida em Divisão de registro e avaliação das ações de extensão e Divisão de apoio aos sistemas de informações e aos dados. A continuidade corresponde à expectativa de que tais setores prossigam como fundamentos do trabalho extensionista na instituição, atendendo à sua diversidade.

 

        Para nós, uma universidade pública e de referência para a sociedade precisa dedicar-se à coordenação de suas estruturas, para abrasar as desigualdades ainda persistentes em nosso país. Para isso, cremos na pluralidade de saberes, na equidade de áreas de conhecimento, na indissociabilidade da extensão com o ensino e a pesquisa.

        Ressaltamos que a extensão é indissociável do ensino e da pesquisa. Contudo, é diferente do ensino, quando constituímos saberes através da democratização dos conhecimentos historicamente acumulados, adquiridos e elaborados fora ou dentro da universidade. E da pesquisa, que através de investigações visa a descoberta de novos conhecimentos, indo além e ressignificando os modos e razões do desenvolvimento tecnológico e/ou científico, mas principalmente a qualidade de vida, ancorada no bem viver, e da biogeodiversidade como um todo em permanente movimento.

     Queremos extensão dialógica para mais e melhor integração com as nossas vidas cotidianas e/ou em comunidades, promovendo diferentes ações que possibilitam trocar saberes e experiências e ainda apresentar, divulgar e expandir o que constituímos e constituiremos com as bases dos saberes que circulam numa universidade. Além desta apresentação, esta carta tem por finalidade abrir agenda de visitas às unidades. O agendamento poderá ser feito por meio da Assessoria da PREX, e-mail assessoria@prex.ufc.br com agenda aberta para as manhãs das segundas-feiras e turnos matutino e vespertino das quintas-feiras. Estamos disponíveis para irmos às unidades ou receber-lhes na sede da PREX, Avenida da Universidade nº. 2932, no Benfica, em Fortaleza-CE. Anunciamos que este endereço é provisório, tendo em vista que em breve nos mudaremos para o Campus do Pici.

  Fortaleza, 25 de setembro de 2023.

 

Bernadete de Souza Porto – Pró-Reitora de Extensão Maria Ozilea Bezerra de Menezes – Pró-Reitora Adjunta Carlos Estêvão Rolim Fernandes José Alexandre Albino Pinheiro Luciana Venâncio Maria Edivani Silva Barbosa Régia Christina Moura Barbosa Castro Thiago de Sales Silva

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo