Edital da Prex/UFC, Secult/UFC e Funarte seleciona 18 bolsistas para atuação no Projeto de Formação em Música

Data de publicação: 1 de dezembro de 2022. Categoria: Camerata de Cordas da UFC, Editais com bolsa, Notícias, Notícias da Prex

A Pró-Reitora de Extensão/UFC, em conjunto com a Secretaria de Cultura (SECULT UFC) e com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério do Turismo, lançou o Edital nº 11/2022, de 29/11/2022, por meio do Programa Artes Capitais, o qual visa selecionar 18 (dezoito) bolsistas para atuação no Projeto de Formação em Música, em Fortaleza e em Aquiraz.

O programa Artes Capitais visa confluir, difundir, produzir expressões artísticas locais, promovendo também inclusão e educação em artes. A proposta é fortalecer atividades artísticas educativas e de fomento relacionadas à música, às artes visuais e às artes da cena, nas diversas formas de diálogo entre essas três áreas, abordando, além de estudos técnicos, com vistas à formação de profissionais. Outro aspecto também contemplado é o alvo de ampliar o público visitante de importantes equipamentos culturais no Estado do Ceará: a Secretaria de Cultura da UFC, o Museu de Arte da UFC (MAUC), Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno/UFC (Tupa), que ficam na capital do Ceará, Fortaleza; e a Tapera das Artes, no município de Aquiraz-CE, contribuindo de modo significativo para o fortalecimento do turismo cultural no Corredor Cultural do Benfica e no sítio histórico da Primeira Capital do Ceará.

O programa possui três metas:
1) Projeto de Formação e Educação Museal para todos os públicos e projeto TUPA EXPANDIDO

2) Projeto de Formação em Música: MÚSICA E LUTHIERIA TRADICIONAL

3) Projeto de Formação em Música: LUTHIERIA EXPERIMENTAL E TURISMO CULTURAL

O Edital nº 11/2022 trata da seleção de bolsistas do Projeto de Formação em Música que abriga as ações das Metas 2 e 3 acima, e serão selecionados 12(doze) candidatos que receberão estudos técnicos com vistas à formação profissional para performance instrumental, sob a direção artística pedagógica da Profa. Dra. Liu Man Ying. Seis bolsistas serão direcionados para atividades de concertos agendados da camerata de cordas em Aquiraz, e os demais serão capacitados em atividades artísticas relacionadas com a luthieria experimental e com atividades de voltadas para receptivos.

Mais detalhes sobre o certame estão disponíveis no Edital nº 11/2022. Mais informações: camerataufc@gmail.com

Fonte: Equipe da Camerata de Cordas da UFC, camerataufc@gmail.com