Aprovada a resolução das Empresas Juniores da UFC
Data da publicação: 5 de abril de 2021 Categoria: Empresas JunioresEm 23 de março de 2021 foi aprovada a Resolução nº 02/2021 [vide neste link], que regulamenta a criação, qualificação e funcionamento das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta resolução permitirá ampliar a atuação das empresas juniores da UFC, potencializando assim seus serviços prestados para a sociedade.
O processo de construção desta resolução foi bem participativo. Realizaram-se várias reuniões, visando adequar o documento à realidade da UFC, e pode-se pontuar os seguintes destaques:
• 16/04/20: Reunião com empresários juniores – 1ª rodada;
• 12/05/20: Reunião com empresários juniores – 2ª rodada;
• 23/07/20: Reunião com professores orientadores de empresas juniores
• 31/08/20: Reunião com representantes das EJ para consolidar versão final;
• 17/09/20: Reunião com chefes de departamentos, coordenadores de curso e professores orientadores (já agendada e convites enviados);
• 24/09/20: Apresentação da resolução para diretores de unidades acadêmicas e pró-reitorias;
• 14/12/20: Aprovação do texto da minuta da resolução junto a procuradoria;
• 29/03/21: Aprovação junto ao CEPE.
Foi realizado também um levantamento de informações sobre as empresas juniores da UFC. A partir de uma pesquisa interna com as 29 empresas juniores existentes, chegou-se aos seguintes números:
– 34 cursos de graduação envolvidos;
– aproximadamente 450 alunos de graduação envolvidos;
– quanto à localização das EJs:
– as empresas juniores são heterogêneas (algumas mais atuantes, outras ainda sem faturamento).
O objetivo desta resolução é incentivar o fortalecimento da cultura empreendedora e inovadora nas EJs. Com a resolução, a Prex dará continuidade ao esforço de apoiar as empresas juniores da UFC através de um plano de capacitação, aproximação de parcerias estratégicas com consultorias privadas sêniores e apoio ao acompanhamento de indicadores de desempenho, a partir do cadastramento de todas as empresas juniores como ação de extensão.
Com relação à infraestrutura, será disponibilizado no condomínio de inovação e empreendedorismo um espaço co-working de 160 m2 para prover infraestrutura e fomentar a atuação conjunta das empresas juniores. O projeto deste espaço conta com recepção temática, duas salas de reunião, 30 postos de trabalho rotativos, copa e espaço de criação e interação. Desta forma, espera-se desenvolver um espírito de atuação em rede, de forma ampliar a atuação a partir da colaboração e compartilhamento de experiências e estruturas das empresas juniores.
Fonte: Prof. Alysson Amorim, Coordenador de Articulação Intercampi/Prex, aamorim@ufc.br