Descobrindo Carolinas: Experiências criativas entre bibliotecas, bordados e instalações artísticas
Objetivos
● Resgatar a memória de Carolina Maria de Jesus no PPGLetras da UFC, destacando sua relevância na literatura brasileira.
● Abordar a relação entre os estudos em literatura comparada e outras formas de narrar o mundo, como as artes visuais, por meio de exposições e debates que utilizem materiais reciclados e rejeitados, em referência à prática criativa de Carolina.
● Refletir sobre rastros e restos como conceitos críticos, vinculados ao apagamento de vozes subalternas e à ressignificação de suas narrativas.
● Promover o engajamento da comunidade acadêmica e externa, por meio de atividades que contribuam para a inclusão e a valorização da diversidade cultural.
● Revitalizar o mural de Carolina Maria de Jesus, transformando o espaço apagado em um ativo ponto de memória.
Temos como objetivos específicos:
● Conectar a escrita de Carolina a outras formas de narrar o mundo a partir daquilo que se recusa a ser apagado: os rastros e os restos, categorias políticas para refletir sobre exclusão.
● A partir da biografia e narrativa de Carolina, congregar bibliotecas, projetos comunitários, escolas e outros coletivos, como cooperativas de catadores e pessoas que trabalhem com materiais recicláveis para o compartilhamento de saberes sobre a escritora e sua arte;
● Por meio de uma abordagem interdisciplinar, engajaremos a comunidade acadêmica e artistas visuais negro(a)s em atividades que dialoguem com a obra de Carolina, incluindo exposições, debates e a criação de um novo mural com o rosto da escritora, na fachada do prédio do PPG-Letras.
