Cuidando de Futuros: proteção social e educação sobre desenvolvimento saudável através de diálogos com a Comunidade Graviola
1. Promover a conscientização sobre o desenvolvimento infantil saudável, com foco em aspectos emocionais e sociais.
2. Capacitar professores para identificar sinais de vulnerabilidade e criar ambientes de aprendizado seguros e acolhedores.
3. Fortalecer a rede de apoio comunitária para crianças e famílias, utilizando práticas baseadas em evidências.
4. Ter as crianças como sujeitos ativos e comprometidos nos valores para boas relações e comunicação, a partir desse ambiente saudável verbalmente e reestruturado para um ambiente de ensino mais assertivo para o processo de aprendizagem.
5. Promover capacitações de estudantes de graduação de Psicologia, Medicina, Pedagogia e Direito sobre a disciplinarização respeitosa das crianças, ministrando aulas sobre os impactos neuropsicológicos, sociais e no aprendizado de crianças criadas sob diferentes tipos de parentalidade, além de instruir sobre a melhor forma de estimular a prática não agressiva em ambientes externos a UFC.
6. Coletar dados sobre a comunidade e a educação infantil por responsáveis e professores para, juntamente com eles, promover melhorias no ambiente da comunidade, avaliar a importância da educação não violenta nos aspectos cognitivo, psicológico e social das crianças e, a partir desses dados, haver a articulação com a pesquisa, a fim de contribuir não apenas com a comunidade Graviola, mas permitir a integração com o conhecimento de demais discentes, profissionais e responsáveis, portanto colaborando com a criação de mais espaços de educação responsiva.
7. Alinhado com o objetivo da UFC de curricularização de projetos de extensão, permitir que alunos de graduação (Psicologia, Medicina, Pedagogia e Direito) possam contribuir para o enriquecimento das ações realizadas na comunidade Graviola e também adquiram aprendizados muito valiosos a sua formação cidadã e experiência profissional, a partir da troca igualitária de conhecimento com a comunidade.
